Curiosidades

Meta ameaça remover Facebook e Instagram de toda a Europa

0

Sabemos que a tecnologia evoluiu em um curto período de tempo. É quase impossível pensar que, há poucas décadas, a Internet nem existia. Ela criou uma verdadeira bola de neve de tecnologia, o que nos deu várias ferramentas para nos comunicarmos. Em pouco tempo, uma variedade de redes sociais mudou drasticamente a forma como nos conectamos. Nesse sentido, a Meta, empresa que controla os serviços e produtos chefiados por Mark Zuckerberg, deixou a entender que pode deixar de oferecer as redes sociais Facebook e Instagram em toda a Europa.

Obviamente, esse indício deixou todos alertas. Até porque, é impossível se pensar em viver sem redes sociais atualmente. Tanto é verdade que, segundo dados de 2020, a média diária de uso destas ferramentas virtuais de comunicação por pessoas no mundo todo foi de 145 minutos por dia.

As redes sociais se tornaram tão ligadas à vida real que pode ser muito difícil imaginar nossa vida sem elas. Nesse ínterim, o cenário indicado pela Meta ainda é bem abstrato, e está sendo visto pelos setores da indústria como um blefe.

Meta

Koin bullteni

Contudo, a Meta parece não estar brincando. Isso porque a ideia realmente consta como uma possibilidade em um relatório enviado pela empresa ao Securities and Exchange Commission (SEC), que é um órgão regulador e fiscalizador dos Estados Unidos.

Mas o que teria levado a Meta a pensar em um recurso tão drástico? O problema seria uma nova lei europeia que impede ou restringe que os dados que são gerados na Europa sejam armazenados, processados e compartilhados através de servidores estrangeiros. Esse é o perfil onde a Meta se encaixa, já que é situada nos Estados Unidos.

Ademais, a Meta considera essencial esse uso de dados cruzados entre as regiões e serviços para que se disponibilize anúncios personalizados e outros negócios. Como resultado dessa nova lei, ela iria prejudicar tanto a parte técnica quanto financeira da empresa. Então, foi aí que a Meta levou em consideração remover o uso do Facebook e Instagram em toda Europa.

Motivo

Pplware

“Se não estivermos aptos a transferir dados entre continentes ou regiões em que operamos, ou se houver restrição em compartilhar dados entre nossos produtos e serviços, isso pode afetar a habilidade de garantir nossos serviços. Nós possivelmente podemos ser impedidos de oferecer uma quantidade de nossos serviços e produtos mais significativos na Europa, incluindo Facebook e Instagram”, informou o documento da Meta.

Análises

News text area

Depois do documento, um executivo da Meta foi consultado a respeito de toda essa situação. Ele confirmou a hipótese de o Facebook e o Instagram serem retirados de toda Europa. Além disso, de acordo com ele, a empresa está buscando uma solução para essa troca de dados em boa fé e de uma forma mais segura e que não comprometa a navegação dos seus consumidores.

O objetivo final é que um novo acordo seja encaminhado entre a Meta e os governos ainda nesse ano. Lembrando que o Facebook não teve um começo de ano bom, tendo registrado recentemente a primeira queda de usuários únicos diários na sua história.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Koin bullteni, Pplware, News text area

Prefeito de Bom Jesus de Goiás presenteia 15 netos com carro de R$157 mil

Previous article

Grupo de 18 pessoas fica preso sobre pedaço de gelo em lago nos EUA

Next article

Comments

Comments are closed.