Inovação

Sucessor do relógio inteligente? Samsung terá anel conectado

0

Na quarta-feira (17), a Samsung revelou que está desenvolvendo um anel inteligente. A notícia saiu quase como um spoiler em um vídeo exibido no encerramento do Unpacked 2024, um evento realizado em San José, Califórnia, para lançar os três novos smartphones da linha Galaxy S24.

Embora existam poucos detalhes sobre as funcionalidades do novo dispositivo, há indícios de que ele possa se tornar um membro da categoria de wearables, como relógios e óculos inteligentes.

Tudo sugere que o anel inteligente terá a capacidade de monitorar a saúde e o bem-estar do usuário, seguindo a mesma linha do Galaxy Watch.

Essa suposição é reforçada pelo fato de o vídeo ter sido apresentado ao término da exposição do Dr. Matthew Wiggins, integrante da equipe de pesquisa da área de Saúde Digital da Samsung.

Como funcionaria um anel inteligente?

Via Globo

Ainda não existem informações oficiais sobre o anel inteligente da Samsung, mas a possibilidade desse dispositivo existir anima os usuários mais tecnológicos.

Inicialmente, a preocupação seria os sensores biológicos, captados pelos pulsos por relógios inteligentes. Com um anel com propósito de conexão, a ideia mais provável é o uso de um sensor óptico, que pode monitorar a frequência cardíaca através da detecção das mudanças na luz refletida pelos vasos sanguíneos sob a pele.

Para avaliação mais detalhada do ritmo cardíaco, um sensor ECG pode ser incorporado para registrar a atividade elétrica do coração. O mesmo se aplica para sensores de temperatura, por meio de um termômetro embutido.

Além disso, relógios e outras vestimentas inteligentes também rastreiam movimentos. Nesse caso, os padrões de atividade funcionam da mesma maneira, mas emitindo sensores para as veias e pulsação dos dedos, e não do antebraço.

Um sensor de oxigênio microscópico também poderia agir e medir os níveis de saturação de oxigênio, indicando a eficiência da oxigenação nos tecidos.

Conexões

Em termos de tecnologia, um anel inteligente pode se conectar com celulares via Bluetooth, o método mais prático e que permite a inserção de microchip para se comunicar com smartphones.

Ainda, o anel precisaria de capacidade de armazenamento para reter dados e de um processador para realizar análises básicas no próprio dispositivo. Nesse caso, a possibilidade ainda é uma incógnita, mas pequenos processadores já existem para atuar em aparelhos tão pequenos.

Os algoritmos de saúde que interpretam os dados coletados podem funcionar por meio de comparações com algoritmo. A inteligência artificial é outra novidade que a Samsung está desenvolvendo.

No entanto, são apenas suposições técnicas, uma vez que nada foi liberado oficialmente ainda.

Samsung revoluciona mercado

Via PxHere

Vale destacar que nos últimos meses, a Samsung tem demonstrado um comprometimento com a inovação tecnológica. A empresa tem surpreendido o mercado com o lançamento de produtos pioneiros e a integração de avançadas soluções em seus dispositivos.

Na última semana, dominou as notícias com o Galaxy AI, nova integração da linha S24 que traz inteligência artificial embutida. Agora, com o possível desenvolvimento de um anel inteligente, ela se torna uma empresa à frente das demais.

Além de ser prático, também é uma forma de monitorar a saúde e o bem-estar, refletindo o esforço da Samsung em oferecer produtos que vão além das expectativas.

Ainda, é importante considerar a trajetória da Samsung em termos tecnológicos, já se destacando com produtos e dispositivos wearables, que se conectam com sua linha e proporcionam ainda mais funções na rotina.

Claro, outras empresas, como a Apple, também avançam nesse cenário, especialmente com a realidade virtual. No entanto, a gigante sul-coreana pode estar marcando uma nova era de aparelhos práticos e interconectados.

Essa solução inovadora seria a primeira a trazer discrição, praticidade e monitoramento em um acessório tão pequeno, além do design elegante e que atrai o público.

Resta aguardar mais informações sobre essa novidade e conferir se a empresa será mesmo pioneira no mercado de anel inteligente.

 

Fonte: UOL

Imagens: Globo, PxHere

Astrônomos descobrem buraco negro mais antigo já detectado

Artigo anterior

Saiba se energéticos realmente funcionam e os riscos de misturá-los com álcool

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido