Notícias

Suspeito de aplicar golpes, conhecido como “galã do Tinder”, é preso em São Paulo

0

Um homem conhecido como o “galã do Tinder” foi preso nesta quarta-feira (22), na região de Pirituba, Zona Norte da capital paulista. Ele é suspeito de aplicar golpes em mulheres com quem se relacionava depois de conhecê-las em aplicativos de relacionamento. De acordo com a polícia, uma das vítimas relatou prejuízo de R$ 200 mil.

A prisão foi realizada durante uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo e Ministério Público.

Renan Augusto Gomes foi encontrado pelas equipes na Avenida Raimundo Pereira Magalhães, Pirituba, em um carro. Na tentativa de fugir, o suspeito de aplicar golpes chegou a bater em três veículos.

No entanto, ele acabou preso e encaminhado para a delegacia.

Como eram os golpes

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

De acordo com a polícia, as investigações apontaram que Renan tinha vários perfis em redes de relacionamento, entre eles o Tinder, Inner, Happn, Lovoo, e se identificava como Augusto Keller.

Para as vítimas, todas de classe média alta, ele afirmava que era filho de alemães e que seus pais tinham morrido em acidente de carro em Araçatuba (SP). Ele assumia os relacionamentos e chegava até a conhecer os familiares.

Mas, com o tempo, ele começava a pedir dinheiro emprestado. A justificativa era que estava com problemas com a receita ou com os bancos, e depois desaparecia, deixando as vítimas com dívidas. 

O número de mulheres que foram vítimas do golpe não foi divulgado.

Golpista do Tinder brasileiro fica rico enganando vítimas

Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ IstoÉ

Outro “Golpista do Tinder” do Brasil que foi investigado é Rafael Correa de Paul, de 33 anos. Ele usava fotos chamativas e se apresentava como um homem rico, mas tudo era parte do plano para extorquir.

O homem se dizia herdeiro e administrador de fazendas em Frutal, no Triângulo Mineiro, no entanto, isso não é verdade. Ele contava essa história para aplicar golpes por meio de aplicativos de relacionamentos românticos.

De acordo com matéria do IstoÉ, o mineiro aplicava os golpes em São Paulo e Rio de Janeiro, onde as denúncias foram registradas. Com o esquema, o brasileiro ostentava fotos nas redes sociais com roupas de luxo e viagens em destinos como Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Grécia, na Europa.

A estratégia tinha como meta atrair outros homens em aplicativos de relacionamento. Rafael então realizava um convite para os namorados acompanhá-lo em viagens internacionais.

Na ocasião, ele afirmava que conseguiria preços bons com descontos em milhas aéreas que ia acumulando. Para aplicar o golpe, ele pedia para a vítima emprestar o cartão para comprar as passagens e hospedagem.

Investigação

A investigação foi iniciada logo após uma das vítimas terminar o namoro com o homem, depois de perceber ter caído em um golpe. 

“No início, ele dizia cuidar da parte financeira das terras em que os pais criavam gado e cultivavam cana-de-açúcar, demonstrava circular na alta sociedade no eixo Rio-São Paulo e apresentava viagens com roteiros exclusivos e hotéis caríssimos. Nesse primeiro momento, a conversa e a companhia eram agradáveis, mas, com o passar do tempo, passei a ter certeza de que era tudo uma farsa, uma mentira completa da qual tinha sido vítima”, disse ao O Globo.

O caso começou a ser investigado em abril pelas polícias civis do Rio de Janeiro e São Paulo. 

“A 13ª DP (Ipanema) tem investigação em andamento que apura o crime de estelionato. Em outro inquérito da distrital, o autor foi indiciado por denunciação caluniosa e o caso foi enviado à Justiça. Na 14ª DP (Leblon), os agentes investigam os crimes de lesão corporal, stalking, invasão de domicílio e falsa identidade”, disse na época a polícia do Rio em nota.

Fonte: G1, IstoÉ

Diabão afirma que comeu o próprio mamilo na pandemia e planeja “grudar” os dedos

Artigo anterior

Uma história de amor à primeira vista que aconteceu em apenas três dias

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido