Curiosidades

Telescópio Espacial James Webb pode ter encontrado a ‘origem’ da matéria escura

0

O telescópio James Webb é o observatório espacial mais poderoso já construído. Seu lançamento foi muito aguardado e desde que finalmente começou sua missão, ele vem fazendo imagens impressionantes e que intrigam os cientistas. Tanto é que, agora, um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, levantou a hipótese de que o telescópio conseguiu registrar as primeiras evidências de matéria escura.

Segundo o estudo, o telescópio foi capaz de detectar três objetos cósmicos que têm a possibilidade de serem “estrelas escuras”. Elas foram chamadas de ADES-GS-z13-0, JADES-GS-z12-0 e JADES-GS-z11-0. Mesmo que essa detecção seja tratada como teórica, se ela for confirmada, isso será muito importante e ajudará os pesquisadores a responderem alguns mistérios relacionados à natureza da matéria escura.

Estudo

Olhar digital

Conforme o estudo sugere, algumas das galáxias que são vistas no começo do universo, na verdade são estrelas escuras. E a ideia é que elas não brilham da mesma forma que as estrelas comuns, e que na realidade, gerem calor a partir de partículas de matérias escuras em seu núcleo.

De acordo com os pesquisadores, detectar um novo tipo de estrela é uma coisa muito importante, mas conseguir descobrir os mistérios da matéria escura pode ser uma das maiores descobertas do século.

Por isso que se essas estrelas forem comprovadas cientificamente, elas deverão ter uma massa de 10 milhões e um brilho de 10 bilhões de sóis. E elas poderiam ser 10 mil vezes maiores do que o sol.

De acordo com o pensado hoje em dia, as estrelas escuras podem ter surgido no começo do universo e por isso podem ajudar na explicação sobre a matéria escura. E no caso da matéria escura, ela age como se fosse um combustível, mas as estrelas escuras colapsam em um buraco negro quando o combustível acaba.

Essa hipótese pode ajudar na explicação sobre o processo de formação dos buracos negros supermassivos. Contudo, os cientistas dizem que ainda é preciso mais estudos a respeito desse tema e que toda essa hipótese ainda é só uma grande especulação.

O que é

Portal escrita relativa

De acordo com os especialistas, a matéria escura é responsável por aproximadamente 90% de toda a matéria constituinte do universo. Mesmo com essa abundância, ela é invisível. Por isso que até agora foram encontradas poucas evidências que confirmam a teoria.

“É mais provável que algo dentro do modelo padrão precise de ajuste, porque propor algo totalmente novo, como fizemos, é sempre menos provável. Mas se alguns desses objetos que se parecem com galáxias primitivas são na verdade estrelas escuras, as simulações de formação de galáxias concordam melhor com as observações”, disse Katherine Freese, uma das autoras do estudo.

Matéria escura

Olhar digital

O que se sabe é que 5% do universo correspondem à matéria comum, que se pode ver ou tocar. As partículas que compõem essa matéria são descritas no que é conhecido como Modelo Padrão. Já os outros 95% de matéria são um mistério. As suspeitas dos físicos e astrônomos é de que 70% seja energia escura e 25% matéria escura. A energia escura é um tipo de força repulsiva que acelera a expansão do Universo. Enquanto a matéria escura é uma coisa invisível que funciona como um ímã que mantém as galáxias unidas.

Isso é imaginado porque, segundo as observações astronômicas, as galáxias giram muito mais rápido do que seria esperado com base em sua massa visível. Além disso, os cálculos mostram que a gravidade correspondente à massa deles não é suficiente para fazer com que as galáxias fiquem juntas. Tudo isso sugere que deve existir algo que coloque massa e evite que elas sejam disparadas pelo espaço.

Esse “algo” é a matéria escura. O nome vem porque ela não emite, reflete ou absorve luz. E isso faz com que ela seja bem difícil de ser observada. Justamente por isso que o único indício de que ela existe é esse efeito gravitacional que ela exerce sobre a matéria comum, da qual são feitas estrelas e galáxias.

Mesmo que não se saiba o que ela é, sem a matéria escura o universo seria bem diferente do que conhecemos. “Encontrar a matéria escura nos ajudaria a resolver o problema da massa que está faltando. Isso equivale a entender do que 25% do Universo é feito. Entender ou descobrir a matéria escura seria a primeira janela para ver além do Modelo Padrão, que atualmente é uma sala fechada”, explicou Ghag.

Fonte: Tecmundo, BBC

Imagens: Olhar digital, Portal escrita relativa

Viúva de Claudinho diz que está há 21 anos sem receber herança

Artigo anterior

7 recursos para quem é verificado no Instagram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido