Ciência e Tecnologia

Threads, rival do Twitter, já está disponível na web, mas apresenta instabilidade

0

O Threads, novo aplicativo do Instagram que pretende competir com o Twitter, de Elon Musk, está programado para ser lançado na próxima quinta-feira. É o que dizem informações encontradas na App Store da Apple.

Com esse lançamento, a empresa de Mark Zuckerberg busca aproveitar as dificuldades enfrentadas pelo Twitter desde que foi adquirido por Musk no ano passado. A empresa é dona do Instagram, Facebook e WhatsApp.

Recentemente, os dois bilionários se tornaram memes na internet após Musk, em tom de brincadeira, desafiar Zuckerberg para uma luta livre em um octógono em Las Vegas.

Entre os problemas que têm irritado os usuários e os incentivado a buscar alternativas estão o relaxamento das políticas de moderação de conteúdo do Twitter e a exigência de uma taxa de assinatura mensal para ter uma conta autêntica.

Além disso, há problemas de confiabilidade do site. Na última semana, a plataforma limitou algumas visualizações e postagens de usuários não premium, chocando os usuários.

A não ser que exista a compra da assinatura, os usuários possuem limitações consideráveis na realização de tarefas. Contudo, ainda não têm para onde ir.

As atuais concorrentes do Twitter, como o Mastodon e o Bluesky, ainda estão em estágios iniciais e não construíram suas redes como alternativas viáveis.

Por isso, o Instagram tem divulgado seu próximo aplicativo com a participação de várias celebridades e influenciadores há meses, com o objetivo de criar expectativa para o seu lançamento.

Via CTV

Funcionamento do Threads

Segundo prints listados na App Store, o Threads terá funcionamento semelhante ao Twitter, com posts de texto curto que podem receber curtidas, comentários e compartilhamentos.

As pessoas poderão seguir as mesmas contas que já seguem no Instagram e manter o mesmo nome de usuário. No entanto, a Meta ainda não se pronunciou sobre o lançamento.

O aplicativo está disponível para “pré-venda” e espera-se que saia quinta-feira, de acordo com a listagem na App Store.

No portal, a descrição do Threads o traz como um lugar onde “as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã”.

Imitação de concorrentes

A Meta tem uma extensa história de pegar ideias de seus concorrentes. Embora nem sempre seja bem-sucedida, quando esses produtos se destacam, podem atrair rapidamente novos usuários.

Um exemplo disso é o recurso de postagens que desaparecem após 24 horas, conhecido como “stories”, que foi copiado do Snapchat em 2016.

Atualmente, muito mais pessoas utilizam esse formato nos aplicativos da Meta do que no próprio Snapchat.

Além disso, mais recentemente, a Meta lançou um produto de vídeos curtos semelhante ao TikTok, chamado “Reels”.

Em abril, a empresa divulgou que mais de 3 bilhões de pessoas utilizaram diariamente pelo menos um dos aplicativos da Meta, sendo Facebook, Instagram e WhatsApp, durante o primeiro trimestre deste ano.

Via PBS

Por isso, a imitação das funcionalidades do Twitter pode ser um atrativo para novos usuários. No entanto, ainda não existem testes verídicos sobre seu funcionamento.

Mesmo a versão Beta permanece em segredo, sem usuários para testar ou averiguar as ferramentas. Se o lançamento acontecer, de fato, muitos ficarão receosos de migrar para a plataforma Meta.

Além disso, os usuários também desejam manter-se anônimos, sem conexão com suas outras contas e serem encontrados por seguidores da vida real.

Dessa forma, o público majoritário do Twitter espera uma atualização nesse sentido antes de migrar.

No mais, espectadores aguardam informações sobre assinaturas, gratuidade e outros elementos do Threads, para saber se ele será, de fato, a inovação que todos aguardam.

 

Fonte: Globo

Imagens: CTV, PBS

Por que o submarino que implodiu em 2017 nunca foi resgatado?

Artigo anterior

Descubra a origem das 7 maiores empresas de tecnologia do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido