Curiosidades

Turista americano cai na cratera do Monte Vesúvio depois de selfie

0

Um dos desastres naturais mais conhecidos da história é a erupção do vulcão Vesúvio. A erupção aconteceu no dia 24 de agosto de 79 d.C, fazendo com que a lava vulcânica, a poeira e uma fumaça tóxica cobrissem toda cidade de Pompeia. A cidade romana ficava localizada na região de Nápoles, no sul da Itália. Além dela, as cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas pela erupção.

Depois desse desastre, a cidade foi soterrada e esquecida até o seu redescobrimento, feito por arqueólogos em meados do século XVIII. Por toda sua história, o Monte Vesúvio fascina as pessoas, tanto que é um local turístico.
Embora a tragédia maior tenha acontecido há muito tempo, um momento de tensão aconteceu recentemente com um turista americano. Ele sofreu um acidente depois de tirar uma selfie perto da cratera do Monte Vesúvio.

Caso

G1

De acordo com relatos, o jovem de 23 anos chegou até o cume da montanha junto com sua família e teria caído depois de tentar pegar o celular. Esse acidente aconteceu no último sábado.
O Monte Vesúvio tem mais de 1.200 metros de altura e está localizado na cidade de Nápoles, no sul do país, e é um ponto turístico da região. Segundo informações, o turista teria contornado o local para visitantes e conseguido acessar uma região que é mais problemática e por isso não recomendada para os turistas.
Segundo Paolo Cappelli, presidente da entidade que reúne os guias da região, a sua equipe viu duas pessoas perto dessa área proibida por volta das três horas da tarde.
“Usando binóculos, eles perceberam imediatamente que um dos dois turistas tinha escorregado para dentro da cratera e estava com sérios problemas”, afirmou ele em entrevista ao jornal local “Il Mattino”.

Turista

G1

Conforme os relatos da imprensa local, o turista estava tirando uma selfie quando o seu celular escorregou da sua mão e caiu na boca do vulcão. Então, o jovem desceu para a cratera para tentar pegar o telefone de volta. Nesse momento ele perdeu o equilíbrio e acabou caindo na cratera do Vesúvio.
Os guias foram os primeiros a chegarem no local e fizeram rapel dentro da cratera para puxar o turista para fora. Além deles, a polícia também foi até o local e também um helicóptero de resgate de montanha para ajudar na operação.
Felizmente, o turista não morreu. Ele teve somente ferimentos nas costas e nos braços.

Vesúvio

Insider

O Monte Vesúvio e sua história não fascina somente os turistas. Até os dias de hoje, pesquisadores não param de analisar e fazer descobertas em toda a região atingida pela tragédia. Tanto que a região ainda é capaz de revelar coisas inéditas.

Um exemplo disso foi a descoberta dos arqueólogos de restos mortais de um homem que foi morto pela erupção do Vesúvio. Esses restos mortais deram novos insights a respeito dessa, que é uma das erupções vulcânicas mais famosas da história.

Os arqueólogos acreditam que o homem descoberto tinha entre 40 e 45 anos e foi morto a poucos passos do mar, na antiga cidade romana de Herculano, enquanto ele tentava escapar da lava.

“Ele estava carregando uma caixa de madeira contendo um anel, que poderia ser seu bem mais precioso”, disse o Times.

“Os últimos momentos aqui foram instantâneos, mas terríveis. Era uma hora da manhã quando a onda piroclástica produzida pelo vulcão atingiu a cidade pela primeira vez com uma temperatura de 300-400 graus, ou mesmo, segundo alguns estudos, 500-700 graus. Uma nuvem incandescente que correu em direção ao mar a uma velocidade de 100 quilômetros por hora, que era tão densa que não tinha oxigênio”, disse Francesco Sirano, o diretor do site.

Segundo Sirano, os ossos desse homem descoberto estavam manchados de vermelho de sangue por conta da combustão que se causou pelo fluxo de magma, cinzas e gás.

“Eles teriam queimado todas as suas roupas e vaporizado sua carne. A morte teria sido instantânea”, disse Pierpaolo Petrone, um antropólogo e arqueólogo.

Nesse caso em específico, o esqueleto do homem estava olhando para cima. O que sugere que o homem se virava para ver a nuvem de gás quente e matéria vulcânica que se aproximava dele por conta da erupção do Vesúvio.

“A maioria das pessoas que encontramos aqui em Herculano estava virada para baixo, mas talvez ele estivesse tentando alcançar um barco e se virou porque ouviu o rugido da nuvem correndo em sua direção a 100 quilômetros por hora”, concluiu Sirano.

Imagens: G1,  Insider

Gestantes têm direito a acompanhante no parto?

Artigo anterior

Detetive holandês afirma ter recuperado relíquia do sangue de Cristo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido