Curiosidades

Twitter passa a se chamar X

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O Twitter tem passado por várias mudanças e dificuldades nos últimos tempos. Desde que o novo CEO, no caso o bilionário Elon Musk, assumiu a posição, várias mudanças foram vistas, e quase nenhuma para melhoria da plataforma. E mesmo não sendo mais o CEO, Musk ainda está fazendo mudanças na rede social que desagradam seus usuários.

A mais recente delas foi vista pelas pessoas na manhã dessa segunda-feira. O passarinho azul, que sempre foi a marca do Twitter, foi substituído pela letra “X”. Ainda no domingo, Musk disse que iria se livrar da marca Twitter e do passarinho símbolo da rede social aos poucos.

Embora a mudança do nome já tenha acontecido, algumas pessoas ainda veem o passarinho azul, principalmente acessando pelo aplicativo seja para Android ou iOS. Quem entra pelo computador já vê que praticamente todas as menções do símbolo da rede social foram trocadas.

O nome da rede social se relaciona com o termo em inglês “tweet” que é “gorjear”, o que é o canto do pássaro que era o símbolo da rede social. Justamente por isso que as mensagens que as pessoas publicavam eram chamadas de tweets.

Motivo da mudança

Info money

A empresa Twitter tinha deixado de existir desde abril de 2023, mesmo com o site continuando ativo. Nessa época, a rede social foi incorporada à X Corp, que é a empresa criada para abrigar a plataforma.

Essa letra já segue Musk há anos. De acordo com o The Verge, um site especializado, “X.com” foi o nome original sugerido pelo bilionário para o PayPal. Além disso, a empresa espacial dele, a SpaceX, também tem a letra, e um dos modelos da Tesla também, o Model X.

E depois de ter comprado o Twitter, Musk deu indícios de que queria fazer a plataforma ser um superapp com o chinês WeChat. Trata-se de uma rede social, mas também são feitas trocas de mensagens, há um sistema de pagamento, e dá ao usuário a possibilidade de pedir comida e carros para transporte.

Polêmicas do Twitter

GZH

Além dessa mudança, Musk tomou várias decisões questionáveis, para dizer o mínimo. Algumas delas foram:

Selo do Twitter Blue

Uma das primeiras mudanças que Musk fez quando assumiu o comando do Twitter foi acabar com o padrão de verificação antigo das contas. Depois que isso aconteceu, qualquer pessoa poderia ter o selo de verificado em sua conta desde que pagasse para ter o chamado Twitter Blue.

Claro que com isso a rede social foi infestada de perfis fakes que se passavam por pessoas públicas, marcas e empresas com o respaldo de serem “verificadas”. Como o problema foi grande, o Twitter suspendeu as novas assinaturas para conseguir criar um modelo menos problemático.

Selo verificado caro para empresas

Em março desse ano, a rede social convidou empresas para terem o Verified for Organizations, que é uma versão do Twitter Blue para negócios. Essa assinatura dá a elas um selo dourado. No entanto o pacote oferecido para isso tem um valor muito alto.

Por conta disso, as marcas não quiseram ter esse selo e outras preferiram pagar pelo Twitter Blue.

Tweets enormes 

A rede social ficou conhecida por permitir compartilhamento de coisas pequenas e quando fossem grandes teriam que ser uma thread. No entanto, Musk também mudou isso ao colocar um limite de 10 mil caracteres para os assinantes do Twitter Blue.

Sem relação com a imprensa

Desde março desse ano, os e-mails da imprensa são respondidos automaticamente com um emoji de cocô. Então, qualquer mudança na rede social ou instabilidade ninguém sabe informar ao certo o que está acontecendo, visto que a relação com a imprensa foi cortada desde que Musk assumiu a liderança da rede social.

Limite de visualizações

Uma das mudanças mais recentes aconteceu em julho quando, mesmo fora do comando da rede social, Musk fez o anúncio de que o Twitter limitaria a quantidade de tweets que os usuários poderiam ver por dia.

No começo, o limite era de 600 tweets para quem não tivesse o Twitter Blue e seis mil para os pagantes. Depois o limite foi aumentado para 800 e oito mil, respectivamente.

Estar no Twitter para ver o Twitter

Para que a pessoa consiga ver os tweets de alguém, ela tem que estar logada na rede social. Essa medida entrou em vigor no fim de junho e acabou limitando o potencial de descoberta de conteúdo da rede social por novos usuários.

Fonte: Tilt, Canaltech

Imagens: Info money, GZH

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