Curiosidades

Apple vai deletar fotos de iPhone e iPads. Veja se você será afetado

0

Quando se fala em empresa de tecnologia, a Apple é uma das primeiras que vem à mente. Ela teve um papel importantíssimo na popularização dos smartphones modernos com o lançamento do primeiro iPhone em 2007. E assim como a maior parte das empresas, com o passar do tempo ela foi mudando. Agora, uma dessas mudanças pode afetar vários usuários dos produtos da marca.

Isso porque a Apple irá apagar de maneira permanente um álbum de fotos de iPhones e iPads ainda nesse mês de julho. As fotos que irão ser apagadas são as que estão no “Meu Compartilhamento de Fotos”, ou “My Photo Stream”. Esse álbum salva, de forma automática, as fotos na nuvem e os deixa lá durante 30 dias.

Então, sempre que uma pessoa tira uma foto com o iPhone ou iPad, ela fica guardada não apenas no dispositivo, como também no “Meu Compartilhamento de Fotos”.

Quem idealizou e introduziu esse álbum foi Steve Jobs. Ele já existia há mais de uma década e guardava as fotos de forma gratuita, dando uma alternativa aos usuários aos planos pagos do iCloud e salvando até mil fotos.

Hoje, o iCloud dá 5GB para armazenar fotos, o que dá aproximadamente 3.500 fotos, e sem um prazo de validade. Contudo, por ele guardar fotos que foram feitas há meses ou anos, o espaço nele pode não ser o suficiente. E quando ele acaba, as fotos param de ser guardadas na nuvem e o usuário tem que pagar o iCloud+.

Decisão da Apple

Neemopani

Era nesse ponto que o “Meu Compartilhamento de Fotos” tinha uma vantagem. Isso porque ele guardava as fotos mais recentes, mesmo que a pessoa não tivesse mais espaço no iCloud. Isso dava aos usuários dos dispositivos da Apple um mês para fazer backup das fotos ou então liberarem espaço no iCloud.

Contudo, a Apple fez o anúncio de que vai encerrar esse serviço. No dia 26 de junho, as fotos já não eram mais armazenadas no álbum de forma automática. E conforme a empresa, ela irá apagar de vez as imagens que estiverem nesse álbum no dia 26 de julho. Felizmente, é possível salvá-las em outro lugar.

De acordo com a Apple, o álbum acabar não quer dizer que o usuário irá perder as fotos. Até porque, elas ainda continuarão salvas no celular. No entanto, como elas não estarão na nuvem, elas não poderão ser acessadas de outro aparelho e ficarão mais vulneráveis a serem perdidas para sempre caso aconteça algum dano com o dispositivo.

Salvando as fotos no iPhone ou iPad

Mirror

Os usuários que pagam o iCloud+  não irão ser afetados. Mas para aqueles que só usam a versão gratuita do iCloud é recomendável que se siga esses passos para não correr o risco de perder as fotos.

  • Acessar o app “Fotos” no iPhone ou iPad e clicar em “Álbuns”, na parte inferior da tela.
  • Nele terá álbuns de fotos com nomes, como por exemplo, “WhatsApp” e “Instagram”. Clique no álbum “Meu Compartilhamento de Fotos” e selecione todas as fotos que quer guardar.
  • Depois disso, clique em “Compartilhar” e “Salvar Imagem” para que essas fotos sejam guardadas no próprio dispositivo.
  • Feito isso, as fotos ficarão salvas no iPhone ou iPad.

No caso de salvar as imagens diretamente no computador da Apple, os passos são um pouco diferentes.

  • Abra o app “Fotos” e depois o álbum “Meu Compartilhamento de Fotos”.
  • Então, selecione todas as fotos que queira salvar e não estejam na fototeca.
  • Depois disso, arraste-as do álbum para a Biblioteca.

Fonte: Tilt

Imagens: Neemopani, Mirror

Twitter passa a se chamar X

Artigo anterior

Mulher é morta por atendente de padaria após reclamar da qualidade do pão nas redes sociais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido