Curiosidades

Vacinas de Covid-19 serão incluídas no calendário de rotina

0

Vivemos a pandemia do coronavírus e presenciamos toda a corrida pela criação de vacinas eficazes contra o vírus. Felizmente elas vieram e o mundo pôde voltar ao normal. No nosso país, em quase três anos, foram aplicadas mais de 540 milhões de doses. Agora,  o país vive um período de transição na vacinação contra o covid-19.

De acordo com Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), na Jornada Nacional de Imunizações, realizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em Florianópolis, nessa quarta-feira, os municípios estão trabalhando praticamente há três anos na campanha de vacinação contra o covid. No entanto, conforme a condição epidemiológica do vírus mudou, as vacinas contra a doença devem fazer parte do calendário do programa.

Vacinas

Microsoft

Esse ano, a vacinação com doses de reforço bivalentes para toda a população acima de 12 anos foi estendida pelo Ministério da Saúde. Contudo, a adesão da população foi baixa até mesmo entre os grupos prioritários e que são considerados de maior risco. Para se ter uma noção, foram aplicadas 516 milhões de doses de vacinas monovalentes, enquanto que da bivalente foram somente 28 milhões.

Então, o objetivo é que em 2024 seja adotado um calendário de vacinação contra o covid-19 na rotina das crianças menores de cinco anos, além de doses de reforço periódicas pelo menos uma vez por ano para os grupos de risco, no caso, idosos, imunocomprometidos e gestantes.

“Vacinar toda a população, como a gente vem fazendo, precisa ser revisado nesse momento de transição em que nos encontramos. Fizemos reuniões técnicas e tiramos diretrizes básicas que o Ministério da Saúde vai seguir em discussões internas. Agora, o anúncio disso ainda depende de uma discussão com a gestão tripartite [governo federal, estados e municípios]. Hoje, avançamos tanto na avaliação da recomendação internacional, da OMS, quanto na discussão com os especialistas, mas precisamos avançar nessa pactuação”, disse Gatti.

Estratégia

Fiocruz

O plano do diretor do PNI é começar essa estratégia de vacinação de rotina já no começo do ano que vem para que o “caráter de excepcionalidade” seja substituído, já que ele ainda dita o ritmo da aplicação das vacinas.

“A covid-19 precisa deixar de ser uma estratégia de campanha e passe a ser uma recomendação permanente. Esperamos fazer anúncios oficiais com a estratégia mais completa antes do fim do ano”, pontuou.

Além disso, Gatti também pontuou que deve ser constante a vigilância nas variantes do vírus. Até porque, foram elas que determinaram as ondas de casos novos no começo da pandemia. E mesmo que seja importante ter vacinas atualizadas para essas possíveis novas variantes, ele diz que o mais importante é que a vacinação aconteça.

“O SAGE [grupo consultivo de vacinação da OMS] não fala tanto de qual é a vacina que deve ser feita. A OMS pauta como deve ser a composição da vacina, agora sobre qual vacina usar existe uma certa liberdade”, pondera o diretor do PNI, que adianta que o posicionamento do programa será disponibilizar as vacinas disponíveis preferencialmente na última versão licenciada e atualizada contra variantes. “As próximas aquisições do Ministério da Saúde vão seguir essa lógica. Provavelmente serão vacinas de RNA mensageiro com as composições colocadas conforme licenciamento”, concluiu.

Tomando

Unimed Fortaleza

Tomar vacina é uma coisa que faz parte da vida das pessoas. Mas alguém sabe o motivo de ela ser dada no braço? Na realidade, existe uma ciência por trás desse motivo. É importante notar que a maioria, mas não todas as vacinas, são aplicadas no músculo. Isso é conhecido como injeção intramuscular.

Alguns imunizantes, como por exemplo o contra o rotavírus, são dados via oral. Já outros são administrados logo abaixo da pele ou por via subcutânea, como por exemplo a vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Mas por que o músculo é tão importante? E a localização, importa? Dentre eles, por que o músculo do braço chamado deltoide na parte superior do ombro?

O músculo é um excelente local para a aplicação da vacina porque o tecido muscular tem células imunológicas importantes. E essas células imunes reconhecem o antígeno, que é um pedaço minúsculo de um vírus ou bactéria introduzido pela vacina, que estimula uma resposta imune.

No caso do medicamento contra o novo coronavírus, ele não introduz um antígeno, mas sim um esquema para a produção de antígenos. As células do tecido muscular captam esses antígenos e os apresentam aos gânglios linfáticos.

E injetar o imunizante no tecido muscular mantém a vacina localizada. Isso permite que as células imunológicas consigam soar o alarme para outras células imunológicas e então começam a agir.

Depois que a vacina é reconhecida pelas células imunes no músculo, elas carregam o antígeno para os vasos linfáticos. Então, esses vasos transportam as células imunes que carregam o antígeno para os nódulos linfáticos.

Esses gânglios linfáticos são componentes essenciais do sistema imunológico. Eles têm mais células imunológicas que reconhecem os antígenos nas vacinas e começam o processo imunológico da criação de anticorpos.

Os aglomerados de nódulos linfáticos estão localizados nas áreas próximas às que são injetados os imunizantes. Por exemplo, várias vacinas são introduzidas no deltoide porque ele está perto dos gânglios linfáticos localizados abaixo da axila, e quando as vacinas são dadas nas coxas, os vasos linfáticos não precisam viajar muito para chegar aos aglomerados de nódulos linfáticos na virilha.

Além disso, o tecido muscular tende a manter as reações da vacina localizadas, já que a injeção de uma vacina no músculo deltoide pode resultar em uma inflamação local ou uma dor localizada. Por isso elas são dadas, normalmente, no braço.

Fonte: Agência Brasil

Imagens: Microsoft, Fiocruz, Unimed Fortaleza

Como Roosevelt e Vargas decidiram os rumos do Brasil na Segunda Guerra em Natal

Artigo anterior

Vazamento do iPhone 16 expõe problema sério do iPhone 15 Pro Max

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido