Curiosidades

Virologista revela a verdadeira validade do travesseiro

0

Todos os seres humanos têm a necessidade de dormir. Independente de como fazemos isso, dormir está em nossa rotina diária. No entanto, não quer dizer que todas as pessoas tenham um sono de qualidade, e um objeto muito importante nesse momento é o travesseiro. Muitas pessoas podem achar que ele não interfere, mas essa não é a verdade, ainda mais quando já passou da hora de trocá-lo.

A maior parte das pessoas sabe o que o travesseiro tem uma data de validade. No entanto, essa mesma maioria não sabe quando ela é. Pensando nisso, a professora de virologia da University of Surrey, Lindsay Broadbent, decidiu comentar em seu Twitter o quão nojento pode ser um travesseiro.

Lindsay respondeu a um tweet feito pela especialista em genoma de vírus, CJ Houldcroft, em que ela comentou com seus seguidores se deveria falar qual é o prazo de validade de um travesseiro e quando se deve trocá-lo.

Data de validade

Jornal ciência

“Ah! Eu adoro enojar as pessoas dizendo a elas que, se o travesseiro delas tiver mais de 2 anos, 10% do peso dele são ácaros e o cocô deles”, afirmou a especialista.

Na visão da virologista, uma pessoa não deveria ultrapassar o tempo de uso de dois anos para um travesseiro. E outros cientistas concordam com ela. Um deles é o médico indiano, Karan Raj, um dos mais famosos do mundo com mais de 284 milhões de curtidas no TikTok. Ele até já fez um vídeo alertando seus seguidores e dizendo: “Você deve trocar seu travesseiro, pelo menos, a cada dois anos”.

A ciência já sabe há tempos que o travesseiro pode ser uma das coisas mais nojentas que se tem na cama, e essa situação não é resolvida com uma simples troca de fronha.

“Uma pessoa média perde 4 kg de pele todos os anos. A maior parte acaba em sua cama ou travesseiro”, disse Raj. E ele também pontua que os ácaros se alimentam justamente da descamação da pele humana.

Travesseiro

Jornal ciência

Mesmo que isso pareça um exagero, não é. Toda essa quantidade de pele morta realmente serve como comida para os ácaros. Para piorar, eles podem defecar até 20 vezes por dia. E milhares desses animais microscópicos vivem no travesseiro comendo o resto de pele e defecando sem parar.

Sabendo de tudo isso não é difícil imaginar o quão nojento o lugar onde se coloca a cabeça à noite pode ser. E não para por aí. Como explicou Raj, as manchas que aparecem no travesseiro são nosso suor e oleosidade expelidos do corpo, fatores que também contribuem para a proliferação de ácaros, bactérias e fungos.

Por conta disso tudo é importante ficar atento ao tempo máximo de uso de um travesseiro.

Importância

UOL

O travesseiro é bastante importante na hora de dormir e pode contribuir para sua saúde ao longo dos anos. Por esse motivo, o item deve ser usado para evitar dores na coluna e nas costas, aumentando a qualidade do sono e, consequentemente, a qualidade de vida. Dependendo da forma como é utilizado, o travesseiro é fundamental para manter a coluna saudável, pelo fato de ele alinhar a coluna cervical com o tronco.

Além disso, se usado corretamente, permite a circulação sanguínea e os estímulos elétricos do cérebro ao corpo. Por outro lado, pessoas que usam o travesseiro errado podem apresentar sinais de cansaço, agitação, alteração no humor ou, até mesmo, dificuldades na circulação. Tudo isso por não conseguir chegar ao descanso ideal de que o corpo precisa.

O bom travesseiro deve se encaixar entre o pescoço, na distância do ombro à cabeça. Segundo especialistas, o travesseiro deve contornar a forma exata da pessoa, distribuindo o peso uniformemente na coluna vertebral e no pescoço. Travesseiros muito baixos ou muito altos podem causar dores no pescoço e nas costas e até inflamações, o que prejudica a coluna e causa interrupções no sono.

A cabeça de um adulto pesa em média de cinco a sete quilos e o travesseiro carrega essa carga diariamente. Por isso, ele deve dar apoio aos lugares certos. A pessoa que dorme em decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima, deve escolher travesseiros baixos e que preencham o espaço entre a cervical e a nuca, além de minimizar a flexão do pescoço.

Já as pessoas que dormem de lado, o melhor é um travesseiro que se encaixe entre a distância do ombro e pescoço, ou seja, um pouco mais alto e formando um ângulo de 90º entre cabeça e pescoço. Também é importante ressaltar para quem dorme de lado de manter os joelhos semiflexionados, com um travesseiro entre eles.

E dormir de barriga para baixo não é recomendável. Isso porque dormir assim ou com a cabeça elevada em um travesseiro grande dificulta a manutenção da curvatura fisiológica da coluna, bem como aumenta a pressão sobre o diafragma e os pulmões. Essa posição pode levar a um sono menos reparador e até causar dor.

Fonte: Jornal ciência

Imagens: Jornal ciência, UOL

Hotel paga R$ 2,6 mil em tatuagens e piercings para novos funcionários

Artigo anterior

Vítimas relatam golpe em aplicativo divulgado por famosos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido