Ciência e TecnologiaCuriosidadesHistória

Afinal, o que é essa marquinha que todos temos no braço direito?

0

Você pode até não saber ou não lembrar, mas o nome dessa vacina é BCG, que significa Bacillus Calmette-Guérin, usada para prevenir a tuberculose. E a aplicação dessa vacina, que é bastante agressiva ao organismo, era supostamente feita com uma agulha aquecida, ou máquinas de alta pressão, que machucariam o local no impacto: nada disso, na verdade, é o caso, que não é nem um pouco escandaloso ou invasivo desse tanto.

Se você não sabe nem do que estamos falando, já que em algumas pessoas da geração mais nova a marca é bem sutil ou até invisível, aqui uma foto de um dos membros da nossa equipe, batizado com a clássica manchinha circular:

10728695_748576698556659_1568660280_n

O que acontece é que o local onde a injeção é ministrada sofre uma reação intensa aos componentes da vacina, como a bactéria Mycobacterium bovis, que pode ser encontrada em bois e é usada em um estágio enfraquecido para criar a imunização buscada, alcançada com nossos anticorpos ficando preparados para o tipo de vírus específico. A aplicação é intradêmica (dentro da pele) e de preferência no braço direito, no músculo deltoide.

bcg-site

Isso faz com que uma bolha de pus seja criada, seguida por uma casquinha sobre a ferida, que geralmente cria a famigerada “marquinha” que muitos de nós têm. Ou seja, aquela marquinha na verdade é uma cicatriz de guerra do seu corpo contra a tuberculose, e, se você está vivo, parabéns: você venceu. Próxima fase: Ebola.

 

Incrível! Artista com paralisia cerebral cria quadros incríveis com máquinas de escrever

Artigo anterior

Vai fazer a barba? Use um iPhone!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido