Ciência e Tecnologia

Isso é o que acontece com seu corpo quando você fica 14 dias sem fazer exercícios físicos

0

Todos nós sabemos sobre a importância de fazer exercício físico constantemente. Isso porque a prática de desportos produz melhorias, não somente estéticas, como também condicionamento para o praticante. Especialistas recomendam ao menos uma caminhada por dia, pois isso aumenta a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do estresse.

Caso isso não aconteça, sérios problemas podem surgir, por exemplo, obesidade, sedentarismo, problemas cardíacos e o aumento de doenças como diabetes tipo 2. Sendo assim, pesquisadores da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, resolveram fazer um estudo para entender quais são os riscos de ficar duas semanas consecutivas sem fazer nenhum treinamento e o resultado é impressionante.

28 jovens adultos saudáveis com uma idade média de 25 anos e com índice de massa corporal (IMC) de 25 participaram do teste. De acordo com os cientistas, todos eles eram ativos na hora de fazer exercícios físicos e mantinham cerca de 10 mil passos diariamente.

Para que os pesquisadores conseguissem descobrir o que aconteceria com o corpo após 14 dias sem atividade física eles pediram para que as pessoas que participavam dos testes reduzissem em 80% os níveis de atividades físicas. Ou seja, eles passaram a realizar 1.500 passos por dia. Além disso, o tempo de prática dos exercícios também diminuíram.

Ao final do estudo, os pesquisadores concluíram que 14 dias seguidos de sedentarismos podem provocar a morte prematura dos participantes. Isso porque houve alterações metabólicas que aumentam o risco de doenças crônicas. Ainda de acordo com cientistas, duas semanas sem atividade física fez com que os participantes perdessem massa muscular e aumentassem o número de gordura corporal.

Um dos pesquisadores, Dan Cuthbertson, diz que o resultado só mostrou que a atividade física é extremamente importante para qualquer pessoa. “14 dias sem atividade física resultou em pequenas, mas significativas reduções na condição física de um grupo de jovens fisicamente ativos e saudáveis. Percebemos que diminuiu a massa muscular e aumentou o número de gordura corporal”, disse.

“Tais mudanças podem levar a doenças metabólicas, crônicas e mortalidade prematura. Os resultados enfatizam a importância de ficar fisicamente ativo, e mostram as consequências de comportamento sedentário contínuo”, completou.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe o seu comentário sobre esse assunto logo abaixo. Aproveite e compartilhe com seus amigos.

Décima quarta temporada de Grey’s Anatomy vai ter retorno de uma querida personagem

Artigo anterior

7 coisas sobre o Egito Antigo que ainda não foram explicadas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido