Curiosidades

10 alimentos que têm açúcar e você provavelmente não sabia

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas.

açúcar é um dos elementos mais presentes em nossa dieta diária. Ele está presente em quase todos os alimentos que consumimos e gostamos. A definição do que é o açúcar, no entanto, não é algo muito esclarecido.

O termo açúcar é utilizado para se referir aos carboidratos de nossa dieta. Apesar de ser crucial em nossa alimentação, o elemento tem sido demonizado e se tornou um inimigo da saúde. Algumas pessoas, inclusive, têm tentado retirar o açúcar por completo de suas dietas.

No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que a pessoa coma 25 gramas de açúcar por dia, o que equivale a uma colher de sopa cheia ou seis colheres de café. Contudo, a alimentação das pessoas tem uma quantidade muito maior do que essa. Até porque a indústria alimentícia usa esse ingrediente em alimentos que nem imaginamos. Mostramos alguns deles aqui.

1 – Suco de fruta natural

Que as frutas tem açúcar isso todo mundo sabe. E quando a fruta é consumida in natura tudo bem. Agora, quando elas são espremidas o açúcar dela é metabolizado pelo corpo como açúcares  livres, e eles são o tipo de açúcar que devem ser consumidos com um cuidado maior.

2 – Molhos

Eles são ótimos acompanhamentos para a comida. Entretanto, molhos industrializados, como por exemplo o ketchup, tem uma quantidade de açúcar bem grande adicionada para que o seu sabor seja melhorado e que sua acidez seja equilibrada. Por isso a melhor opção é fazer seus próprios molhos.

3 – Pizzas congeladas

As pizzas congeladas e outros alimentos pré-cozidos tem um alto teor de açúcar, até mesmo os alimentos que são salgados. Por conta disso é importante sempre prestar atenção aos ingredientes que são listados na embalagem desses produtos.

4 – Substitutos do leite

Às vezes as pessoas podem achar que estão fazendo uma escolha mais saudável, mas na realidade não é bem assim. Como por exemplo, beber no lugar do leite bebidas de soja, amêndoas ou então de outros derivados. O que muita gente não sabe é que elas não são livres de açúcares. O leite de amêndoas, por exemplo, pode ter até 20 gramas de açúcar por copo.

5 – Vinagre balsâmico

Ele é muito usado para temperar saladas, mas é preciso ter um cuidado com ele. Isso porque, mesmo que em quantidades pequenas, ele contém açúcar. Nesse caso, o açúcar é uado para adoçar o sabor do vinagre.

6 – Bolachas salgadas

Embora o nome possa dar a informação que a bolacha é salgada, muitas delas enganam. São várias as bolachas salgadas que também tem açúcar.

7 – Iogurte

Assim como as alternativas do leite, é preciso ter cuidado com os iogurtes. O iogurte diet, por exemplo, tem a maior concentração de açúcar. Isso acontece porque ele precisa conservar sua textura e sabor e o açúcar é a forma de fazer isso substituindo a gordura.

8 – Teriyaki

O molho teriyaki é bem popular. Mas muita gente não sabe que ele também é sinônimo de açúcar. O teor de açúcar nesse molho é bastante alto, então as pessoas tem que  ter cuidado ao consumi-lo.

9 – Pães

Na hora de escolher um pão para comer opte por aquele pão quentinho da padaria. Isso porque ele é bem mais saudável do que o pão de forma ou então um brioche que é vendido no supermercado. Até porque esses produtos que são vendidos no supermercado costumam ter quantidades de açúcar bem grandes.

10 – Bebida energética

Geralmente, quando o assunto é alimentação saudável os refrigerantes não são recomendados por sua quantidade de açúcar. Agora as bebidas energéticas são bem piores. Elas são um verdadeiro poço de açúcar. Elas podem chegar a ter até 52 gramas de açúcar.

Saiba como lutar contra o desejo de comer doces

Previous article

Video impressionante mostra astronautas fora da Estação Espacial instalando painéis solares

Next article

Comments

Comments are closed.