Curiosidades

O que acontece com quem corta de vez o açúcar?

0

Uma dieta bem equilibrada é capaz de mudar, de várias formas, a vida das pessoas. Não basta apenas aumentar o consumo de frutas, saladas e alimentos naturais. Para ter uma boa alimentação, é preciso retirar algumas coisas também, como o açúcar. Isso porque o açúcar traz mais danos do que benefícios para a nossa saúde no geral. Você já deve ter ouvido falar do “rosto de açúcar”. Esse é um dos males causados pelo alimento, assim como esses buços sobre os lábios e até mesmo a infertilidade. O uso em excesso do açúcar causa esses problemas e vários outros até mais sérios.

Cortá-lo de vez do nosso dia-a-dia nos traz vários benefícios, mudando totalmente o nosso estilo de vida e até nos dando uma vitalidade bem notável. E nós sabemos que todo mundo gosta de uma boa fatia de bolo com refrigerante vez ou outra, ou aquela sobremesa feita com chocolate ou leite condensado. E pensando nisso, decidimos então trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos listou algumas coisas que mudam quando cortamos o açúcar de nossas vidas. Confira conosco e surpreenda-se.

O que acontece quando cortamos o açúcar

1 – Fica mais fácil engravidar

O açúcar nos dá sim energia, pois libera insulina no sangue. No entanto, a insulina tem muitas similaridades com os hormônios responsáveis pela gravidez. Se exagerarmos no consumo do açúcar refinado, o organismo fica tomado por insulina. Desta forma, o corpo passa a produzir o mesmo hormônio ligado a gravidez. A mulher, nesse caso, fica com menos óvulos prontos para a fecundação, o que dificulta a vida caso queira engravidar.

2 – A fome por alguns alimentos diminuem

Quando entra em nosso corpo, o açúcar afeta nossas habilidades mentais, assim como a capacidade de autocontrole. Alguns estudos mostraram que esse alimento pode causar dependência e algumas partes do cérebro. Quando o ingerimos, os níveis de hormônios associados a vontade de comer aumentam. Desta forma, aqueles ligados à sensação de saciedade diminuem. É aí que começamos a desejar alimentos mais calóricos e a tendência a exagerar nas porções.

3 – Tende a aumentar o volume cerebral, melhorando a memória

Às vezes o nosso estômago parece pedir por algo doce, mas o nosso cérebro se recusa, não é mesmo? Esse é o motivo. Pesquisadores descobriram que, mesmo que não ganhemos peso ao ingerir açúcar, o nosso cérebro continua sempre afetado. Isso leva a uma desaceleração nas funções cognitivas. É quando a memória pode começar a falhar e fica mais difícil tomar decisões. Além disso, o nosso cérebro pode perder volume e ficar menor em algumas regiões, segundo os estudos.

4 – Evita o efeito de “rosto de açúcar”

Sempre associamos o açúcar ao ganho de peso. No entanto, dermatologistas demonstram algumas preocupações diferentes. De acordo com eles, o açúcar provoca o que chamamos de estresse hormonal. Esse, afeta de forma negativa a aparência em um processo que possui nome bem peculiar, o “rosto de açúcar”. As características disso são a pele com uma tonalidade acinzentada, sobrancelhas mais finas, manchas em todo o rosto e a pele mais frágil.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente pra gente aí embaixo.

Em entrevista, professora de Oxford diz que ‘WhatsApp é invasivo e Facebook um abutre de dados’

Matéria anterior

6 coisas comuns que precisamos trocar com frequência

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar