• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 aviões que surpreendentemente levantaram voo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/02/19 às 17h13

Um avião é qualquer aeronave que precisa de asas fixas e de motores para se sustentar no ar. Ele pode ter um ou mais planos de asa, sendo elas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou em outras palavras, que dependam do movimento do veículo como um todo para a sua sustentação aérea.

O avião, apesar de os americanos quererem direcionar à invenção para os irmãos Orville e Willbur Wright, foi inventado pelo brasileiro Santos Dummont. Não é que os irmãos Wright não tivessem realizado nada de relevante. Na verdade, eles chegaram a construir uma aeronave em 1903, três anos depois de o 14 Bis ser apresentado, mas usaram uma espécie de catapulta para fazer a decolagem. Diferentemente de Santos Dummont que usou um motor à combustão para que sua máquina voasse.

De lá para cá, vemos o mundo da aviação sempre com novidades e desenvolvimentos novos como a aviação elétrica, por exemplo, que tem a intenção de reduzir a dependência dos combustíveis. E como nos acostumamos com a história, a aparência não é tudo. Então aqui listamos alguns aviões, de aparência duvidosa, mas que levantaram voo, mesmo que poucas ou inesperadas vezes.

1 - The Lockheed XFV Salmon

Esse avião experimental fez sua decolagem verticalmente e pousou em segurança nos anos 1950. Por mais que esse protótipo tenha voado, ele nunca se tornou popular por causa dos seus problemas para aterrizar.

2 - The Vought V-173

Ele foi apelidado de 'panqueca voadora' e foi feito pela Marinha Americana em 1942. Esse avião fez 190 voos, mas nunca chegou ao mercado das massas.

3 - The Hiller X-18

Esse avião-cargueiro experimental foi construído, em 1955, utilizando as partes que foram recuperadas de aviões precursores. Ele foi testado para ver a possibilidade de decolagens verticais e de pousos em pistas pequenas.

4 - The Caproni Ca. 60

Esse barco voador tinha três pares de asas e uma cabine panorâmica com janelas. Em 1921, o avião sofreu um acidente na água em seu segundo voo e nunca se tornou um avião transatlântico.

5 - The Snecma C-450 Coléoptère

Esse avião se parecia com um foguete e foi desenvolvido na França, nos anos 1950. O Coléoptère se provou instável e perigoso, sendo então nunca foi colocado para produção.

6 - The Blohm & Voss BV 141

Produzida na Alemanha, no final nos anos 1930, essa aeronave provou que simetria não importa. Contudo, seu modelo nunca recebeu pedidos para ser produzido em grande escala.

7 - The Avro Canada VZ-9 Avrocar

Essa aeronave tem uma cara meio alienígena e foi produzida, em 1958, para ser uma aeronave militar que tivesse uma velocidade incrível. Em 1961, o projeto ficou sem orçamento e foi cancelado. E apesar de ter alçado voo, o avião nunca decolou mais do que alguns metros do chão.

 

8 - The Aero Spacelines Super Guppy

No final dos anos 1960, essa aeronave de carga gigante foi construída para a NASA. O seu design e seu nome foram inspirados em uma aeronave anterior chamada The Pregnant Guppy.

9 - The Lunar Landing Research Vehicle

Em 1960, essa aeronave tinha objetivos maiores quando o projeto Apollo estava começando. O veículo fez história simulando o pouso lunar aqui mesmo na Terra.

10 - The HZ-1 Aerocycle

Esse helicóptero de uma pessoa só era tinha como meta ser pilotável por qualquer um depois de ter passado por um treinamento de 20 minutos. As lâminas dele batiam umas nas outras, o que fez com que ele não atingisse seu objetivo de ser uma máquina para o exército americano, ainda assim ele foi capaz de voar.

Próxima Matéria
Via   Traveller  
Imagens Youtube
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+