• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O estranho efeito das viagens de avião no nosso cérebro

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      08/03/18 às 14h41

Fazer uma viagem de avião, principalmente pela primeira vez, pode causar um certo desespero nas pessoas. Muitas delas tem medo de voar e isso pode resultar em diferentes comportamentos dependendo da pessoa. O que você talvez não saiba é que os trasportes aéreos podem realmente causar uma reação em seu cérebro durante o seu percurso. Esse efeito pode ter algumas reações muito interessantes em seu comportamento, o que torna tudo ainda mais interessante.

Você deve estar se perguntando como uma simples viagem de avião pode mudar alguma coisa em seu cérebro, a ponto de causar um comportamento diferente nesses momentos. Ainda assim, acredite, eles acontecem e você vai ficar surpreso com isso. Talvez, depois de saber sobre eles, você possa repará-los melhor em sua próxima viagem de avião. Tudo isso é tão importante que, a algum tempo, uma companhia aérea emitiu um "alerta de saúde emocional" para avisar seus passageiros sobre seus possíveis efeitos.

Motivo das preocupações

Apesar de existirem poucos estudos a respeito do assunto, já que seus resultados não apresentam riscos sérios em pessoas saudáveis, existem sim alguns pontos que merecem destaque. Com o passar dos anos, as viagens de avião tem se tornado mais comuns e acessíveis, o que pode vir a surtir mais efeitos nesse sentido. Os dados foram apresentados pelo presidente da Sociedade Alemã de Medicina Aeroespacial e diretor-assistente de medicina de emergência na Universidade de Colônia chamado Jochen Hinkelbein.

De acordo com ele, o interior do avião permanece um lugar estranho, sem falar que a pressão do ar durante o voo é parecida com a que você encontra no topo de uma montanha de 2,4 mil metros. Além disso, a umidade presente na aeronave é tão baixa que chega a ser comparada com a de alguns dos desertos mais secos do mundo, enquanto a temperatura do ar que entra chega a 10°C, de forma que o calor dos corpos é balanceado. Todo esse aglomerado de situações pode causar reações diferentes em seu corpo e cérebro.

Efeitos causados pelo cérebro durante uma viagem de avião

Quando se está voando, a pressão do ar diminui e, consequentemente, a quantidade de oxigênio no sangue dos passageiros também, fazendo com que essa caia entre 6% ou 25%. Em outros momentos, quando não se está em um avião, isso seria considerado preocupante e faria com que os médicos te colocassem sob o auxílio de um oxigênio suplementar. Mas, quais os efeitos que isso pode gerar?

Bem, aqueles que tem algum tipo de particularidade respiratória podem ter problemas nesse ponto. Além disso, a diminuição do oxigênio faz com que as pessoas sofram uma alteração na sua capacidade de pensar com clareza. Diminuindo, também, a sua memória, sua habilidade em cálculos, dificultando as tomadas de decisões e diminuí o seu tempo de reação. Nesse último caso, você demorará mais para processar acontecimentos e elaborar uma reação automática.

Outros pontos

Além dos pontos abordados, quando se está a 2,4 mil metros de altura, mais ou menos o mesmo de quando se está voando, o seu desempenho cognitivo é afetado, assim como o seu raciocínio. Uma pesquisa feita levando em consideração os filmes passados durante os voos mostrou que 15% dos homens e 6% das mulheres ficam mais emotivos com o que é mostrado do que se estivessem assistindo em outro lugar.

A visão noturna do ser humano não é das mais desenvolvidas, ainda assim, temos uma certa percepção no escuro. Acontece que ela precisa de muito oxigênio para funcionar, muito mais do que a normal, e como ela é menor em grandes altitudes, essa visão pode diminuir de 5% a 10%. Da mesma forma que a baixa pressão do ar e umidade afetam significativamente as suas papilas gustativas quanto ao sal ou doce, chegando a até 30%.

Fatores interessantes

Todas essas questões podem fazer com que você fique, de certa forma, mais inerte, podendo até se sentir fadigado, sem falar que deixa as suas emoções a flor da pele e reduz algumas das respostas do seu corpo de forma significativa. Tudo isso pode te dar a sensação de cansaço, talvez por isso muitas pessoas preferem dormir durante o voo.

Um fator interessante é que, assim como as suas papilas gustativas, o seu olfato também e prejudicado. Por esse motivo, as companhias aéreas costumam colocar mais tempero nos alimentos fornecidos por ela. Outra curiosidade é que, caso a pressão do ar da cabine de comando chegue a presente em uma altitude superior a 3,8 metros, os pilotos devem usar uma máscara de oxigênio suplementar para evitar os efeitos nocivos apresentados acima.

Todos esses pontos são realmente muito interessantes. Se todos soubessem disso provavelmente evitariam ao máximo resolver conflitos ou fazer qualquer coisa que exija esforço mental durante uma viagem de avião. Para que você não acabe sendo levado pelas distorções causadas em você durante esse período, é melhor a viagem descansando. Já perceberam alguns desses pontos durante uma viagem de avião?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+