• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 eventos intrigantes que aconteceram durante a Idade Média

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      17/09/18 às 18h25

Ouvimos sempre em aulas de História que é necessário estudar o passado para compreender o presente e ter um futuro melhor, e isso é a mais pura verdade. Quando olhamos para épocas passadas podemos ver o que aconteceu de errado e temos a possibilidade de tentar fazer com que aquilo não se repita.

A Idade Média, por exemplo, foi o período entre os séculos V e XV que se iniciou com a queda do Império Romano do Ocidente e terminou com a transição para a Idade Moderna. Esse intervalo de tempo é o intermediário na divisão clássica da história ocidental. E normalmente é dividida entre baixa e alta Idade Média. A vida pode não ter sido das mais fáceis nesse período de tempo. Nessa lista vamos ver algumas coisas que aconteceram nesse período de tempo.

1 - Peste

A peste foi um dos grandes acontecimentos da Idade Média e ela de uma maneira não muito convencional resolveu o problema de superpopulação na Europa no século XIV. As pessoas que sobreviveram viram os salários aumentarem, os aluguéis diminuírem, a riqueza ser distribuída de maneira mais uniforme e uma expectativa de vida maior, além de uma melhora na dieta da população em geral.

2 - Sono

Na Idade Média o sono das pessoas era regulado e se tinham dois grandes cochilos. Normalmente se dormia durante 4 ou 5 horas, depois ficava-se de pé por 2 horas e voltava-se a dormir por mais 3 ou 4 horas. Esse esquema era feito para ter um cuidado com o fogo para que todos ficassem sempre aquecidos.

3 - Papa

Papas normalmente são figuras que representam o bem, mas existiram alguns bem cruéis. Em 1334, o Papa Bento XII foi eleito totalmente por acidente. Na votação, normalmente, os cardeais votam em alguém aleatório para ver como os outros membros estão se comportando com relação a quem votar. Mas essa técnica deu errado na Idade Média e elegeu um papa que ninguém esperava.

4 - Judeus

A comunidade judaica tinha um risco de infecção menor do que o resto da população durante o período da peste. Isso porque vários de seus rituais promoviam uma melhor saúde do que o resto da população tinha, dando a eles uma imunidade melhor. Por sua higiene melhor e menos propensão à peste os judeus foram acusados de tê-la causado.

5 - Arco e flecha

Os arcos ingleses conseguiam atirar uma flecha a mais de 300 metros, mas exigia-se uma força muito grande dos arqueiros. Quando eles morriam, podiam ser identificados por seu esqueleto, já que seus braços esquerdos eram ampliados.

6 - Terra

Durante a Idade Média, muito se pensa, que as pessoas acreditavam piamente que a Terra era plana, mas isso é um equívoco. As pessoas na verdade tiveram uma aceitação ampla em acreditar que nosso planeta era esférico.

7 - Cura

A peste realmente marcou a Idade Média e na busca por meios de curá-la uma das coisas que se espalhou foi o hábito de peidar em um pote e cheirá-lo.

8 - Experimento

O rei Jaime IV, no século XV, fez um experimento para saber o que seria a linguagem humana natural. Ele enviou uma mulher muda e duas crianças para uma ilha deserta para conseguir fazer seu experimento.

9 - Grafite

No século IX d.C, dois vikings grafitaram seus nomes nas ruas da Hagia Sophia. Desde a época de Bizâncio esses grafites sobreviveram e, agora na atual Istambul, são visíveis.

10 - Santo

Saint Arnold de Soissons é o santo da cerveja que salvou muitas pessoas fazendo com que elas bebessem cerveja ao invés de água. Ele achava que era a água suja que estava espalhando a peste. E a verdade é que a ebulição da cerveja realmente ajudava, conseguindo matar os patógenos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+