• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 descobertas da NASA que mudaram sua vida

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      17/09/18 às 18h17

A NASA é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos. A agência é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, como o objetivo de "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial". Mas as tecnologias nem sempre são usadas apenas no espaço, pois na sua casa ou no seu local de trabalho, por exemplo, provavelmente tem alguma coisa que foi desenvolvida pela NASA.

Pois bem, como nós sabemos que muita gente usa as coisas que a NASA inventou e não sabe desse fato, resolvemos fazer essa matéria com as 8 descobertas da NASA que mudaram sua vida, confiram:

1 - Telecomunicação a distância

A telecomunicação a longa distância serve para comunicação, espionagem e até mesmo para pesquisas e desenvolvimento. O fato é que existem cerca de 200 satélites da NASA orbitando a Terra todos os dias e é graças a esses satélites que temos a possibilidade de fazer contato com pessoas que estão do outro lado do mundo.

2 - Painéis de energia solar

A NASA formou um sindicato chamado Environmental Research Aircraft and Sensor Technology. O objetivo era construir um avião pilotado remotamente e feito para voar em altas altitudes, porém sem tripulação. A tecnologia usaria energia solar para não adicionar peso à aeronave. E foi exatamente por causa de tal tecnologia que muitas residências hoje em dia passaram a ser equipadas com painéis solares de silício monocristalino.

3 - Membros artificiais

Os membros artificiais hoje permitem que pessoas que não têm partes do corpo, como braços ou pernas, usem mecanismos com funções praticamente iguais a de membros reais. Esses membros artificiais surgiram como resultado do avanço dos sistemas musculares artificiais para uso em atividades espaciais robóticas e extraveiculares da NASA.

4 - Lentes resistentes a riscos

A NASA estavam precisando de um revestimento especial para proteger os equipamentos espaciais da sujeira do espaço. O revestimento que eles criaram é simples e é exatamente o mesmo usado em lentes de óculos de sol resistentes a arranhões.

5 - Espuma de memória

Essa talvez seja uma das invenções mais difundidas da agência espacial americana. Também conhecida como viscoelástica, essa invenção foi feita para que os assentos de aeronaves pudessem reduzir impacto na hora do pouso. Essa espuma se deforma sob pressão extrema, absorvendo a energia de impactos e depois regressando à sua forma original. Hoje em dia existem travesseiros e até colchões com esse material.

6 - Termômetros Infravermelhos

A NASA usa tecnologia infravermelha para medir a temperatura das estrelas, por exemplo. Bom, é com essa tecnologia que hoje podemos usar termômetro de ouvido, que capta a temperatura do nosso corpo usando sensores infravermelhos que detectam a quantidade de energia emitida pelo nosso tímpano. Nós já usávamos o tradicional termômetro de mercúrio, mas o mesmo não se compara com a tecnologia dos termômetros infravermelhos.

7 - Detector de fumaça

A agência espacial americana também criou o detector de fumaça ajustável para permitir que os astronautas soubessem se havia ou não fogo na Skylab, a primeira estação espacial dos Estados Unidos. Hoje em dia esses detectores de fumaça estão presentes em milhões de estabelecimentos.

8 - Filtro de água

Não estamos falando daquele famoso filtro de barro usado no Brasil. Na verdade, estamos nos referindo àquele filtro com carvão ativado que contém íons para neutralizar patógenos na água. Ele foi inventado para que os astronautas pudessem limpar a água no espaço. Hoje em dia muitas pessoas usam esse filtro criado pela NASA.

E aí, quais desses itens você acha que foi mais útil para a humanidade? Comente.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+