Categorias: Curiosidades

12 coisas que você não sabia sobre o McDonald’s

O McDonald’s é a segunda maior rede de fast food do mundo, ficando atrás apenas da Subway. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches. Juntamente de marcas como Coca-Cola, o McDonald’s é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional e da globalização. Seu produto mais famoso é o sanduíche conhecido como Big Mac.

A marca McDonald’s existe em 120 países. Mais de 34 mil lojas ao redor do mundo servem mais de 69 milhões de clientes a cada dia. Mais de 80% dos restaurantes McDonald’s são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos. Aqui na Fatos Desconhecidos você já soube de alguns Fatos Desconhecidos a respeito da famosa rede de restaurantes. Agora, você vai conhecer mais 11 fatos sobre o McDonald’s.

Tudo começou com um restaurante com itens de churrasco

O primeiro McDonald funcionava como um restaurante que servia basicamente churrasco, presunto, carne de porco e sanduíches de manteiga de amendoim.

Foi o primeiro a oferecer fast food no café da manhã

Após pesquisa de mercado, o McDonalds descobriu que os seus consumidores gostariam de ter uma opção rápida de café da manhã. A rede de restaurantes adicionou o Egg McMuffin ao menu dos EUA em 1972, tornando-se o primeiro café da manhã nacionalmente disponível em uma rede de fast-food. Em 1987, um quarto de todos os cafés da manhã comidos fora de casa nos EUA eram do McDonald’s.

Juntos, todos os restaurante da rede lucram 75 milhões de dólares por dia

Com esse valor daria para comprar 16 milhões de Big Mac’s.

A rainha da Inglaterra é dona de um restaurante McDonald’s

Nos anos 60, a rainha Elizabeth decidiu diversificar a herança real e comprou uma franquia do McDonalds em Michigan, que ela visita ocasionalmente.

O McDonald’s alimenta 68 milhões de pessoas diariamente

É o equivalente a quase 1/3 da população brasileira.

Mais pessoas conhecem os arcos dourados do McDonalds do que a cruz que é símbolo do cristianismo

O McDonald’s tornou-se uma marca emblemática da globalização, por vezes referido como a “McDonaldização” da sociedade. A The Economist usa o “Índice Big Mac”: uma comparação do custo de um lanche Big Mac em diferentes moedas ao redor do mundo e que pode ser usada ​​para julgar informalmente a paridade do poder de compra dessas moedas.

O McDonalds é o maior distribuidor de brinquedos do mundo

Aproximadamente 20% dos lanches adquiridos no McDonald’s são os famosos McLanches Felizes.

O item menos saudável do menu dos EUA é…

O café da manhã com panquecas e bolinhos que possui 1.150 calorias, 93 gramas de gordura, 575 miligramas de colesterol, 20 gramas de gordura saturada, e 2.260 miligramas de sódio.

Existem 7 universidades sobre hambúrguer

A primeira universidade relacionada a hambúrgueres foi aberta nos fundos de um restaurante McDonald no distrito de Elk Grove no estado do Illinois, EUA. O curso aberto em 1961 já graduou 275.000 pessoas. Apesar de ser chamado de universidade, o local seria melhor definido como um centro de treinamento. Austrália, Alemanha, Brasil, Inglaterra, Japão e China também tem “universidades” do hambúrguer.

O maior McDonald’s

O maior restaurante da rede fica na Flórida e tem 9.000 metros quadrados. A loja possui o maior playground de uma rede de fast food com mais de 100 máquinas arcade  e outras atrações. O local tem um menu diferente das outras lojas e serve também macarrão, sanduíche italiano e churrasco.

McDonalds é sócio de outras marcas

A empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo como Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill e tem uma pequena parte na Pret A Manger. Até dezembro de 2003 também era dona do Donatos Pizza.

McDonalds serve refeições no Brasil

No Brasil, a rede de restaurantes McDonalds também serve pratos executivos. Eles não estão no cardápio disponível para os cliente mas são oferecidos por R$ 23. A empresa passou a servir esse prato depois de uma decisão judicial que obrigou a rede a servir refeições adequadas para os funcionários.

Rafael Miranda