Se você ama ou odeia a música pop atual você tem que agradecer esse cara...

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      03/04/15 às 17h03

Provavelmente você nunca ouviu falar de Lukasz Sebastian "Luke" Gottwald. Ele é mais conhecido como Dr. Luke. Ele é um músico, compositor, produtor e empresário norte-americano. Filho de um pai arquiteto e mãe designer de interiores, passou grande parte de seus anos de formação em Nova Iorque.

Esse cara é responsável por diversas produções dos seguintes artistas: Jessie J , Kesha, Miley Cyrus, Miranda Cosgrove, Christina Aguilera, Adam Lambert, Katy Perry, Kelly Clarkson, Flo Rida, Jibbs, Lady Sovereign, Kelis, Avril Lavigne, Leona Lewis, Britney Spears, Missy Elliott, P!nk, Lil' Mama, Mos Def, Backstreet Boys, Daughtry, The Veronicas, Carlos Santana, Vanessa Hudgens e Sugababes.

Ele trabalhou no álbum de estréia da cantora americana Ke$ha. Produziu hits que chegaram ao primeiro lugar na Billboard como "Tik Tok" de Ke$ha, "Hold It Against Me" de Britney Spears, "Girlfriend" de Avril Lavigne e "California Gurls" de Katy Perry. Dr. Luke assinou recentemente um contrato de cinco anos com a gravadora Sony Music, o que pode ameaçar o sucesso de cantoras famosas como Katy Perry, e Miley Cyrus, que não são da mesma gravadora.

Dr. Luke foi responsável pelos hits que consagraram Katy Perry, com "Teenage Dream" e Miley Cyrus com "Wrecking Ball" e "Party in the U.S.A.", "Teenage Dream" e "Wrecking Ball" alcançaram o topo da Billboard Hot 100; "Party in the U.S.A." chegou à segunda colocação. Luke também foi responsável pelo primeiro hit da carreira de Perry, "I Kissed a Girl".

Ele é o terceiro compositor com mais músicas em primeiro lugar na parada da Billboard. Ele só perde para Paul McCartney que teve 32 composições em primeiro lugar e John Lennon que teve 26. Ele foi considerado um dos produtores mais importantes da década de 2000.

'Fórmula mágica'

15

O compositor entende muito bem que a música pop é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais, muitas vezes direcionada a uma audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções relativamente curtas e simples com o uso de inovações tecnológicas.

O ponto principal da música pop é a canção, normalmente entre dois ou três minutos e meio de duração e marcada por um elemento rítmico consistente e perceptível, por um estilo dominante e por uma estrutura tradicional simples. Variantes comuns incluem a forma 'verso-e-refrão' e a de versos curtos, que focam nas melodias e batidas cativantes, com um refrão que contrasta-se melodica, ritmica e harmonicamente em relação ao verso.

A produção e as melodias tendem a ser simples, com um acompanhamento harmônico limitado. As letras das canções de pop tipicamente focalizam-se em assuntos comuns — comumente o amor e relacionamentos afetivos —, embora haja exceções notáveis.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+