• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


12 países mais limpos do mundo

POR Arthur Porto    EM Mundo Afora      06/08/19 às 19h43

Quer visitar países onde fumaça, fuligem, lixo, mar, lagos e rios poluídos deixaram de fazer parte da vida das pessoas? A pergunta até parece mentira diante da situação que o planeta vive hoje, mas garantimos, não é pegadinha. De acordo com um estudo, elaborado por pesquisadores das universidades americanas de Yale e Columbia, a Islândia é o país mais limpo do mundo.

O estudo que criou o ranking de países mais e menos poluídos da Terra foi divulgado pela revista Forbes, no ano passado. Para figurar na lista, os países foram avaliados com base em 25 indicadores de sustentabilidade. Nenhuma nação alcançou a nota máxima ou a mínima. Na lista de 163 nações, Serra Leoa foi apontada como a mais poluída, ao registrar 32 pontos.

Conheça esses países que vão surpreender você.

1 - Espanha

Em 2018, o Índice de Desempenho Ambiental classificou a Espanha como o 12º país mais limpo do mundo. E, acredite ou não, a classificação do país no ranking pode melhorar mais. De acordo com o The Guardian, a Espanha quer se tornar um país totalmente sustentável antes de 2050. Além disso, a Espanha foi considerada o país mais saudável do mundo, em 2019. Tudo devido a fatores como saneamento e água potável.

2 - Islândia

Honestamente, ninguém deveria se surpreender ao ver a Islândia na lista dos países mais limpos do mundo. Enquanto outras nações estão se esforçando para implementar mais fontes sustentáveis, a Islândia já funciona com quase 100% de energia renovável. Como isso é possível? Bem, é graças aos vulcões. Nove, de cada dez casas no país, são aquecidas por energia geotérmica.

3 - Finlândia

A Finlândia é outro líder mundial quando o assunto é desempenho e progresso ambiental. Em 2018, por exemplo, um estudo, realizado pela Organização Mundial da Saúde, apontou a Finlândia como o país que possui o ar mais limpo de todo o planeta. De acordo com que a organização Global Citizen apurou, isso ocorre devido às fortes regulamentações ambientais do país, investimentos em energia renovável, promoções de carros elétricos e à política com ênfase na proteção do meio ambiente natural.

4 - Irlanda

A Irlanda sabe que suas verdes paisagens são suas principais atrações turísticas.Por isso, manter um ambiente limpo e natural é importante para o futuro do país - e do planeta, claro. No entanto, é importante ressaltar aqui que, para manter seu lugar no ranking, muito trabalho ainda deve ser feito, já que um quinto do país é responsável por armazenar gás carbônico. Apesar da Irlanda ter reduzido para 20% as emissões de gás carbônico, o país precisa reverter todas as suas tendências atuais para tornar-se altamente sustentável até 2050.

5 - Áustria

A Áustria é conhecida por seus rigorosos padrões ambientais. Mesmo em comparação com a maioria dos outros países europeus, a Áustria é bastante restrita em relação a poluentes atmosféricos, pesticidas, produtos químicos, resíduos e outros produtos que causam riscos ambientais. Além disso, a Áustria recicla mais resíduos do que qualquer outro país e possui a maior proporção de terra orgânica (15%) em todo continente europeu.

6 - Luxemburgo

Luxemburgo está em sétimo lugar na lista. Isso ocorre devido às diretrizes que foram adotadas pelo país. Um exemplo é a implementação de um imposto ambiental, conhecido como "cêntimo de Kyoto". O dinheiro recolhido das vendas de combustível é canalizado diretamente para os fundos climáticos do país. Além disso, o transporte público é gratuito em todo o país. A mudança diminui drasticamente as emissões de gás carbônico dos veículos individuais.

7 - Grã-Bretanha

O Reino Unido é classificado como um dos países mais ecológicos do mundo. Em maio de 2019, por exemplo, o The Guardian informou que a Grã-Bretanha não necessitou realizar nenhum processo de queima de carvão para gerar energia. A última vez que tal feito ocorreu foi 1882. A nação está investindo também em vender automóveis que sejam movidos a diesel e a gás, visando democratizá-los até 2040. O Reino Unido pretende reduzir pela metade os efeitos de poluição do ar até 2030.

8 - Suécia

Quando se trata de questões ambientais, a Suécia tem sido um grande exemplo. O país espera deixar de utilizar combustíveis fósseis até 2040. De acordo com o The Independent, em 2015, mais da metade da energia utilizada pelo país passou a ser proveniente de recursos renováveis. Diferente dos outros países presentes no ranking, a Suécia deseja ser completamente sustentável até 2030.

9 - Malta

Nos últimos anos, o país tem investido em uma série de desenvolvimentos que visam a total sustentabilidade. O país teve apenas dois incidentes negativos registrados, desde 2015. Além disso, o Aeroporto Internacional de Malta tem trabalhado arduamente para reduzir a emissão de carbono ano após ano. No entanto, para continuar melhorando cada vez mais, Malta precisa solucionar alguns problemas, como o rápido crescimento populacional, o aumento do uso de eletricidade e o aumento do número de carros particulares.

10 - Dinamarca

A Dinamarca é o terceiro país mais limpo do mundo. Em 2015, as turbinas eólicas da Dinamarca conseguiram originar 140% de energia para o país inteiro. Devido a tal feito, 80% do excesso de energia foi doado para a Alemanha e a Noruega, enquanto a Suécia ficou com os 20% restantes. Incidentes como esse provam que a visão de um mundo, composto apenas de energias renováveis, ??não é apenas uma fantasia utópica. Até 2035, a Dinamarca espera que 84% de sua energia seja proveniente da energia eólica.

11 - França

Basicamente, a França é um dos países que mais impulsiona a energia solar e eólica. O país está reduzindo também a quantidade de reatores nucleares. Além disso, o país pretende estar livre da emissão de carbono, até 2050. A aquisição do carro elétrico já acontece no país. O país, agora, está trabalhando a questão do desperdício de alimentos e, constantemente, busca promover estilos de vida mais saudáveis. No que diz respeito à agricultura, a França espera que a maioria dos agricultores assine sua nova política de agroecologia até 2025. Uma das novas medidas inclui a redução do uso de fertilizantes químicos.

12 - Suíça

A Suíça recicla mais de 50% de resíduos. Além disso, uma pequena empresa ganhou US$ 31 milhões para investir em tecnologias, que sejam capazes de eliminar o dióxido de carbono. Em 2017, o governo forneceu também bilhões de dólares para serem investidos em energias renováveis e proibiu as usinas nucleares. 

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Grunge
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+