3 mitos que todos acreditam sobre preservação do meio ambiente

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      03/09/15 às 19h15

Sustentabilidade é um assunto que está em alta. Você já deve ter reparado. Vários produtos se orgulham ao estampar em suas embalagens um selo sustentável. Mas será que as pessoas realmente sabem o que significa ser sustentável? Bom, é fato que, não fosse pelo meio-ambiente, nós certamente não viveríamos da mesma forma. Você pode imaginar esta realidade, não é? Muitos filmes já mostraram; é quase como se já tivéssemos vivido nela.

A verdade é que crescemos aprendendo muita coisa sobre o meio-ambiente - do jeito que deixaria o Capitão Planeta orgulhoso. Infelizmente, algumas destas lições não são verdadeiras - ou pelo menos não tão verdadeiras quanto você imaginava. Não deixe de conhecer 3 mitos sobre a preservação do meio ambiente que você precisa ter em mente quando for discutir o assunto com seus amigos.

A Hora do Planeta é útil

Hora do Planeta

A Hora do Planeta é o único momento do ano em que se sentar sozinho no escuro faz você se sentir bem e útil em vez de patético e solitário. Mas, na verdade, a Hora do Planeta não só oferece pouco benefício tangível como também é discutivelmente contraproducente. Só para começar, todo o mundo apagando as luzes de suas casas para ajudar o meio-ambiente seria o mesmo que aparar as unhas do pé para perder peso. É um gesto simpático mas, no máximo, é o equivalente a reduzir as emissões de dióxido de carbono da China por 4 minutos.

E o que as pessoas fazem em sua hora no escuro? Conversam com seus entes queridos? Sentam quietinhos e pensam na sua mortalidade? Claro que não. Elas querem jogar Banco Imobiliário, beber, e jogar Banco Imobiliário bêbado. E, para fazer isto, eles recorrem a um método de iluminação que tem sido nossa salvação por muito tempo: as velas. Há muitas variáveis para levar em conta, mas não é preciso pensar muito para perceber que as velas são mais prejudiciais para o meio-ambiente que as lâmpadas. Uma vela de parafina emite cerca de 10 gramas de dióxido de carbono depois de uma hora, enquanto uma lâmpada fluorescente emite cerca de 5 gramas.

O eterno ciclo da reciclagem

Biodegradavel

Todos nós sabemos como funciona a reciclagem. Você usa uma coisa, junta com outra coisa, dá uma modificada, e isto se torna uma coisa inteiramente nova, em um eterno ciclo de morte e renascimento, não é? Não, não é bem assim que funciona. Todo o papel, cola, tinta, enchimentos e outros produtos que estão presentes no objeto a ser reciclado, quando derretido, torna o novo produto uma criação de baixa qualidade, o que torna o ciclo muito menor do que se imagina. A cada reciclagem, portanto, a qualidade do produto caí. Um exemplo é o papel; recicla com bastante facilidade, mas esse processo corta as fibras que lhe dão textura. Logo, o papel reciclado nunca será tão suave quanto o material fresco. No fim das contas, a maioria dos produtos reciclados se tornam produtos extravagantes como tapetes, decoração de mesa e coisas do tipo - o que não é ruim. O ponto aqui é que não existe o tal ciclo eterno de renovação de que se fala tanto.

O aquecimento global vai acabar com o inverno

Winter

Este equívoco em particular apareceu muito na mídia nos últimos tempos e sempre entra em pauta quando a temperatura sobe demais. Bom, ao contrário do que se imagina, o aquecimento global nunca vai significar um aumento universal da temperatura, como se alguém aumentasse o termostato. Sim, a temperatura realmente está subindo, e vai continuar a subir, mas nada que seja tão alarmante. Um ou dois graus mais quente? Isto quase soa agradável.

A maioria dos especialistas do assunto, inclusive, até estão deixando de usar a expressão "aquecimento global" para se referir ao evento como "mudança climática".  É um termo bem mais preciso, considerando os efeitos que pode causar. Por exemplo, o aumento da temperatura dos oceanos vai significar o aumento da evaporação, o que resultará em mais água na atmosfera que precisará descer em algum lugar. E isso significa, em alguns lugares, como mais neve! Ou seja, a maneira mais simples de resumir os efeitos relacionados ao aquecimento global é a mudança do clima, e não apenas o aumento da temperatura. Não há como afirmar que a mudança será uma só.

Fonte: Cracked

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+