Curiosidades

2023 será o ano dos feriados prolongados. Veja o calendário para se programar

0

Férias e feriados são momentos bem esperados por todos. E como nós normalmente gostamos de saber o que vem pela frente, ainda mais quando são possíveis momentos de folga, vamos logo procurar saber quais serão os feriados do próximo ano. Nesse ponto temos uma boa notícia: 2023 será o ano dos feriadões.

As pessoas que têm o costume, ou conseguem emendar as folgas de quinta e segunda-feira, irão ter sete oportunidades de fazer isso no ano que vem. Isso levando em consideração somente os feriados nacionais. Se os pontos facultativos nacionais forem colocados nessa conta o número de feriadões aumenta para nove.

Isso acontece porque, ao contrário dos feriados nacionais que estão previstos na lei federal e são válidos em todo país, os pontos facultativos são válidos somente para os servidores públicos. Mesmo assim, estados e municípios podem determinar,  através de leis, que pontos facultativos nacionais, como por exemplo, carnaval ou corpus Christi, sejam feriados locais.

Por exemplo, dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, mas ele não é considerado um feriado e nem um ponto facultativo nacional. Então para que ele seja considerado feriado, é preciso uma lei municipal ou estadual.

Feriados nacionais de 2023

Nacionalidade portuguesa

  • 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
  • 7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Pontos facultativos

Ambito

  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
  • 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
  • 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval
  • 8 e 9 de junho (quinta e sexta): Corpus Christi
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público

Feriado durando mais

Colégio Web

Os feriados são um momento bastante esperado. Justamente por isso, quando eles estão mais perto de acontecer as pessoas podem ter a sensação de que eles quase acabaram mesmo antes de terem começado.

Essa sensação, na realidade, é mais comum do que se imagina. Segundo os estudos recentes feitos por pesquisadores, eles descobriram que metade das pessoas entrevistadas mostrou que a sua viagem de final de semana parecia que iria acabar no mesmo momento em que ela começou.

Como se isso não fosse ruim suficiente, tal sentimento pode ter um efeito cascata. E isso pode mudar a forma com que as viagens são planejadas. Por exemplo, a pessoa pode ter uma probabilidade menor de programar atividades extras. Ao mesmo tempo, é mais provável que a pessoa se irrite durante um jantar caro porque quer aproveitar ao máximo o pouco tempo que ela pensa ter.

Pensando nisso, algumas perguntas surgem, como de onde vem essa tendência? Ela pode ser evitada? Geralmente, quando as pessoas estão querendo algo, elas desejam que aquilo aconteça o mais rápido possível e dure o máximo de tempo possível.

Para ver isso na prática, os pesquisadores entrevistaram 510 pessoas, de forma online, e pediram para que elas lhes contassem se estavam ou não ansiosas pelo feriado de Ação de Graças. Então, eles perguntaram para elas quão distante o feriado parecia e qual era o tempo que elas acreditavam que duraria.

Como resultado, os pesquisadores confirmaram suas ideias. Quanto mais ansiosas as pessoas estavam pelo feriado, mais distante ele parecia estar e parecia ser mais curto. Isso mostra que a vontade de que uma coisa aconteça tem o efeito de encurtar sua duração na mente da pessoa.

Logo, a maioria das pessoas está de acordo com a máxima de que “o tempo voa quando você está se divertindo”. As pesquisas mostraram que, de fato, o tempo parece passar mais rápido para aquelas pessoas que acreditam que a tarefa que estão fazendo ou a situação em que estão é agradável.

Por conta disso, os pesquisadores acreditam que as pessoas podem estar aplicando, de forma excessiva, as suas premissas sobre a relação entre tempo e diversão quando vão julgar a duração de eventos que ainda irão acontecer.

Como resultado disso, as pessoas têm a tendência de presumir que os eventos divertidos, como os feriados, vão passar muito rápido. Além disso, querer muito um evento pode fazer com que o tempo que o antecede pareça se arrastar e demorar para passar.

Com esse estudo, e outros experimentos feitos, os pesquisadores descobriram uma forma de superar essa percepção enviesada, que é focar na duração real. Mesmo que isso pareça ser um fato totalmente óbvio, por vezes, as pessoas confiam mais nos seus sentimentos subjetivos e não em medidas objetivas de tempo no momento em que irão decidir o tempo de um feriado ou a melhor maneira para usufruí-lo.

Portanto, quando uma pessoa estiver ansiosa para algum evento esperado há tempos, seja feriado ou férias, o importante é que ela se lembre realmente quantos dias são. Com isso, a experiência será mais bem aproveitada.

Fonte: G1,

Imagens: Nacionalidade portuguesa, Ambito, Colégio Web

Viúva revela causa da morte de jornalista que cobria Copa do Mundo no Catar

Artigo anterior

Pistas antigas podem revelar origem de Drácula

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido