• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 feriados estranhos que são comemorados pelo mundo

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      18/09/18 às 17h42

O brasileiro ama os feriados e isso não é nenhuma novidade para ninguém. Todos os anos, quando um reveillon se aproxima, já caçamos um calendário novo para descobrir quantas folgas teremos no novo ano útil. Se descobrimos que o novo ano terá mais meses sem feriado do que com feriados, já vivemos uma breve depressão pré-novo começo.  A sensação de felicidade fica mais forte quando o feriado está logo na próxima esquina. Não existe alegria mais plena quando começamos uma semana sabendo que estaremos de folga um dia mais cedo, no fim de semana.

Aliás, esse é um bônus que nós gostamos mais ainda: feriados que antecedem ou prosseguem um fim de semana. Feriado prolongado no Brasil deveria ser tombado como patrimônio imaterial do mundo. Mas se damos tanto valor em um bom feriado, deveríamos saber mais sobre a ocorrência deles pelo mundo. Acredite em mim, existem muitos deles que são muito bizarros. Você está duvidando? Então veja os 7 feriados estranhos que são comemorados pelo mundo.

1 - O buffet do macaco

O Buffet do Macaco Lopburi é o maior festival de primatas do mundo. A festa que se passa na Tailândia, acontece todo último fim de semana de novembro. O fato é que os macacos que habitam a selva ao redor da aldeia de Lopburi adoram atacar os cidadãos para roubar comida. Ao invés de espantá-los, o povo resolveu aceitá-los e exaltá-los desde 1989. Então anualmente eles preparam um buffet de petiscos para os macacos, terminando em um feriado.

2 - Dia do ganso

O Dia do Ganso, chamado originalmente de Antzar Eguna, é um feriado espanhol rodeado de mistérios. Em primeiro lugar porque apesar de remontar sua origem de 350 anos atrás, ninguém tem plena certeza disso. Em segundo, porque ninguém sabe explicar como essa tradição começou, pois não existem documentos relatando. Ele consiste em jovens espanhóis tentando decapitar um ganso morto pendurado em uma corda no meio do porto da cidade.

3 - Cerimônia do sol Inca

Os cidadães de Cuzco, no Peru, comemoram a cada 24 de junho a reconstituição da cerimônia do sol inca. O evento acontece desde 1944, levando centenas de pessoas, de todas as partes do mundo, a testemunhar a procissão. Uma pessoa é escolhida para retratar o imperador. Ele então, será levado em um trono de ouro para uma antiga fortaleza, com o objetivo de pedir bênçãos do sol. Para os incas, o deus do sol, Inti, foi o criador da vida. Eles celebram seu retorno a cada ano após um longo inverno. Isso é o que podemos chamar de feriado saudosista.

4 - Bonza Bottler Day

Esse é o feriado mais bizarro dessa lista. A folga australiana não acontece anualmente, e sim mensalmente. Criado em 1985, ele acontece toda vez em que o número do dia coincide com o número do mês. Por exemplo. 1° de janeiro, 2 de fevereiro, 3 de março, 4 de abril, etc. O termo "bonza" é uma palavra usada pelos australianos para denotar que algo é ótimo, enquanto "bottler" é uma gíria para "algo excelente". O mascote do evento é uma marmota dançante jogando confete, lembrando um pouco o feriado do dia da marmota, que aparece em "Feitiço do Tempo", com o Bill Murray.

5 -  A festa de São Constantino e Santa Helena

A festa de São Constantino e Santa Helena começa todo dia 21 de maio e dura 8 dias, no norte da Grécia. O feriado é inspirado em uma lenda da idade Média, onde a Igreja de São Constantino acidentalmente pegou fogo. Quando as chamas engoliram a igreja, as imagens do santo e de sua mãe, Santa Helena, foram ouvidas chorando. Os corajosos fiéis que resgataram os ícones saíram ilesos pelo fogo. Desde então foliões comemoram caminhando pelo fogo, dançando e pisando nele com música. Os participantes "tocados por São Constantino" alegam não sentir as chamas em seus pés.

6 - O dia da morte da música

Todos os anos, no dia 3 de fevereiro, o Dia da Morte da Música é celebrado para homenagear alguns cantores famosos que morreram em um acidente de avião. São eles o Big Booper, Richie Valens e Buddy Holly, em 1959. Para a geração dos anos 1950, esses cantores eram grandes ícones da música e suas mortes foram lamentadas por muitas pessoas. O feriado acontece em alguns estados dos Estados Unidos.

7 - Hadaka Matsuri

O Festival do Homem Nu, ou Hadaka Matsuri, acontece no Japão no terceiro sábado de fevereiro, durante uma das noites mais frias do ano. Milhares de homens de todo o país se vestem apenas com tangas, ou menos, para colocar a prova suas masculinidades e bravuras. Eles acreditam que essa tradição garante sorte durante o resto do ano. Existem pequenas variações no ritual de cidade para cidade.

E aí, o que achou dessas comemorações? Já conhecia todos esses feriados? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   L  
Imagens rpp
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+