Curiosidades

5 erros ao entrar no carro que aumentam o risco de roubo

0

O carro ainda é um dos bens de consumo mais desejados pelas pessoas. Contudo, ter um carro novo no Brasil já não é mais uma coisa tão fácil. Até porque, os preços pelos veículos nunca rodados têm uma base já muito alta. E, nos últimos tempos, o dito “carro popular” de “popular” tinha somente o nome.

Toda essa dificuldade deixou ainda mais em evidência a necessidade de se ter cuidado com o veículo próprio. Até porque, atualmente, qualquer desatenção dos motoristas pode ser uma deixa para a ação de criminosos, e o momento em que as vítimas estão mais vulneráveis é na hora em que elas estão entrando no carro.

Assim que o motorista se aproxima do veículo para sair de determinado local, os bandidos podem estar monitorando a movimentação dele à distância para irem assaltá-lo. Além disso, o risco de furto também pode aumentar dependendo do descuido da pessoa.

Sabendo que isso é uma realidade, Fábio Henriques, policial federal e instrutor de defesa pessoal, deu algumas dicas sobre o que evitar fazer. E algumas delas são vistas no Manual de Auto Proteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Não fazer ao entrar no carro

1 – Ficar desatento antes do embarque e desembarque

UOL

Antes de estacionar é sempre bom observar o entorno do veículo. Quando for possível, dê a volta no quarteirão para ver se tem algum suspeito perto de onde se planeja estacionar o carro.

No momento de ir embora é bom fazer a mesma coisa. E se alguma atitude suspeita for detectada, não chegue perto do automóvel.

2 – Abrir as portas de longe

UOL

Atualmente, a maior parte dos veículos tem a chave que permite com que se abra e feche as portas dele a distância. Por mais que isso seja uma comodidade, ela pode servir também como um alerta para os bandidos de que o motorista está se aproximando do veículo.

Por isso que o recomendável é abrir as portas apenas quando for entrar no veículo, além de trancar as portas e sair o mais rápido possível.

3 – Falar com estranhos no estacionamento

UOL

Muitos podem nem saber, mas ultimamente os bandidos têm furtado suas potenciais vítimas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais. Para isso, eles agem em dupla.

Na ação, um dos criminosos joga um objeto no chão e aborda o motorista que já está dentro do carro, assim que ele está preparado para sair. O bandido diz que a vítima deixou cair alguma coisa.

Então, quando o motorista sai do veículo para ver o que ele teria deixado cair, o outro criminoso abre a porta do carro e leva a bolsa e os demais itens que encontrar por ali.

4 – Não verificar se as portas estão trancadas

UOL

Para o furto e roubo de carros, os bandidos estão usando um instrumento que se chama Chapolin. Ele se parece com o controle remoto de portões, e funciona para impedir que as portas do veículo sejam travadas.

Nesse caso, um bandido fica escondido esperando a vítima apertar o botão na chave do carro para trancá-lo. Então, ele aciona o Chapolin ao mesmo tempo, o que impede que as portas sejam trancadas.

Quando o motorista se afasta do veículo, os bandidos abrem as portas, que não estão travadas, e levam todos os objetos de valor que encontrarem dentro do automóvel com a maior facilidade e super rápido. Justamente por isso que é importante sempre checar se as portas realmente travaram antes de se afastar do veículo.

5 – Deixar objetos visíveis dentro do carro

UOL

Essa dica é bastante antiga, mas não quer dizer que ela perdeu sua importância. Até porque, deixar bolsas e outros objetos dentro do veículo é algo que atrai os bandidos.

Por mais que as coisas deixadas dentro do automóvel não sejam coisas de valor, somente o fato de elas estarem expostas já é o suficiente para que aconteça um arrombamento. E se isso não fosse ruim o suficiente, em alguns casos os bandidos podem ficar esperando o motorista voltar para assaltá-lo quando ele destravar as portas.

Fonte: UOL

Imagens: UOL

6 benefícios que a expectativa pelo sexo traz

Artigo anterior

Como a guerra afeta a saúde mental

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido