Disney é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Seus estúdios são responsáveis por grandes títulos do cinema internacional, assim como as maiores franquias do meio.

Além da Disney, a Pixar é um dos estúdios de cinema mais aclamados e amados. Tanto por crianças, quanto por adultos em todo o mundo. Todos os filmes lançados estão entre as 50 animações com maior bilheteria de todos os tempos. A fórmula do sucesso são os personagens profundos, que conseguem estabelecer uma forte ligação com o público no instante em que aparecem em tela.

O filme "Viva - a Vida é uma Festa" é um exemplo disso. A animação é feita para todas as idades. E mesmo que tenha sido lançada em 2017, até hoje continua atual porque trás várias lições importantes e necessárias para a vida.

Mostramos aqui algumas lições que podemos aprender com a história de Miguel, um menino de 12 anos, que sonha em ser um músico famoso mas sua família não o apoia.

1 - Persistência

Publicidade
continue a leitura

O maior ensinamento do filme é a persistência e sempre acreditar em si mesmo. Mesmo sem ter o apoio de sua família Miguel não desistiu do seu sonho. Nem mesmo quando sua avó quebrou o seu violão.

Miguel enfrentou todos os obstáculos que foram aparecendo na frente dele. Até provar que as coisas são impossíveis dependendo do ponto de vista. Essa é uma lição para levar para a vida toda.

2 - Família

O longa também é centrado na família e na importância dela. Mesmo que existam as brigas que acabam afastando alguns parentes, é preciso lutar por aqueles que nós amamos.

E em "Viva - a Vida é uma Festa" vemos essa importância de dois pontos de vista. Do adulto que abandona a família para tentar dar uma vida melhor para eles, e da criança que não se sente parte da família. E a lição que se tira dos dois é que o diálogo é necessário para que tudo seja resolvido.

Publicidade
continue a leitura

3 - Aceitação

Além da importância da família, o filme mostra que é preciso ter empatia e respeitar as diferenças uns dos outros. E que a aceitação é uma das bases para que a família esteja em harmonia. E que as ligações devem ser todas pautadas no respeito um pelo outro.

4 - Consequências

Publicidade
continue a leitura

Em "Viva - a Vida é uma Festa", Miguel quase fica preso para sempre no mundo dos mortos. Mas mesmo com essa possibilidade iminente, ele decide lutar pelo que quer para se tornar um músico.

Nisso vemos que a animação passa a mensagem, tanto para as crianças como para os adultos, que toda ação que tomamos tem uma consequência. E que é preciso estarmos prontos para lidar com elas sejam elas quais forem.

5 - Seguir o coração

Todos nós sabemos que temos uma voz interior, que nos diz se alguma decisão é boa ou não de ser tomada. E o filme mostra a importância de sempre seguirmos em frente e manter nossos valores. Tanto que Miguel diz: "o resto do mundo pode seguir as regras, mas eu tenho que seguir o meu coração".

Publicado em: 15/09/20 14h51