Ciência e Tecnologia

5 teorias mais complexas explicadas para pessoas normais

0

Antes de podermos comprar algo factualmente tudo se dá origens em especulações e teorias. Na verdade, basicamente é disso que é feito a ciência. A arte mágica de experimentar, deduzir, e claro, testar. Ao longo de nossa história, muitas teorias sobre diversas coisas foram surgindo, algumas se provaram efetivas e reais, enquanto outras foram descartadas e os cientistas tiveram que voltar para suas pranchetas.

Tais teorias, por exemplo, são desenvolvidas para que possamos compreender fenômenos entre outras coisas que acontecem no universo em que vivemos no geral. No entanto, muitas delas são muito complicadas  e muitas vezes quase incompreensíveis para a grande maioria de nós. Pensando nisso, hoje listamos algumas delas e foram explicadas de maneira mais simplificadas e que vão te impressionar. Confira!

1 – Emaranhamento quântico

Dois elétrons que são criados juntos estarão para sempre “emaranhados”, independente da distância entre eles. Uma mudança no giro quântico de um deles também causará a mesma mudança no outro. Em teoria, não há limite de distância de separação desse elétrons, e não importa quão longe eles estejam, ainda assim, as ações tomadas em um afetariam o outro instantaneamente.

2 – Evolução

Segundo cientistas, há cerca de 140 mil anos, no Quênia, vivia uma mulher chamada Eva mitocondrial. Ela é chamada dessa forma porque toda pessoa que já passou pela Terra tem o DNA mitocondrial igual ao dela. No entanto, há apenas 3 mil anos vivia nosso ancestral comum mais recente, que através do crescimento exponencial da árvore genealógica, é também nosso ancestral.

Essencialmente, toda vida na Terra pode ser considerada uma reação química que ainda está se desenvolvendo e que deriva de um organismo unicelular que há cerca de 4 bilhões de anos decidiu dar origem a todas as criaturas que já conhecemos.

3 – Interpretação de Copenhague

A interpretação de Copenhague foi proposta por Neils Bohr, em 1920. Segundo a teoria, uma partícula quântica não existe em um estado ou outro, mas em todos possíveis ao mesmo tempo. Quando a observamos, ela é então forçada a escolher uma probabilidade e se apresentar de tal forma. Então, se tudo é apenas uma onda de probabilidade, isso significa que qualquer coisa possível pode acontecer a qualquer momento.

4 – Teoria dos Muitos Mundos

Na Teoria dos Muitos Mundos, a ideia sobre a interpretação de Copenhague é descartada, pois, na verdade as partículas não estão mudando porque as estamos observando e sim porque estamos vendo sua ação apenas em um universo, ao invés dos infinitos que, supostamente, existem. Então, ao invés dela escolher um estado observável, de fato, ela existe nesses dois estados, a questão é que não conseguimos observá-las em ambos ao mesmo tempo.

Ou seja, para todas as coisas que você já fez em sua vida, existe uma realidade (universo) paralela onde você provavelmente tomou outras decisões e teve outra atitude frente as mesmas situações.

5 – O universo é gigante

O nosso universo é tao grande, mas tão grande que nosso cérebro não consegue ter uma noção exata de toda sua imensidão. E ele só fica maior. Para se ter uma noção somente na imagem acima feito com o telescópio espacial Hubble, da NASA, existem aproximadamente 10 mil galáxias que contem, em cada uma, de dez milhões a um trilhão de estrelas. E isso é só uma amostra do pouco que pudemos observar do universo até então.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

8 doenças que são transmitidas pela linhagem feminina

Artigo anterior

Veja o antes e o depois dessa tigresa que foi resgatada à beira da morte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido