• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais pouco conhecidos que têm hábitos alimentares muito estranhos

POR Jesus Galvão    EM Natureza      18/10/18 às 15h57

No reino animal, o termo "estranho" não é algo muito adequado, uma vez que a nossa noção de estranho pode variar bastante conforme vamos aprendendo sobre eles. Mas uma coisa é real, certos animais possuem alguns hábitos que, definitivamente, se olharmos por um viés humano para suas condutas ficaríamos no mínimo enojados.

Besouros que se alimentam de cocô, animais cleptoparasitas e sugadores de sangue são alguns poucos exemplos. Hoje, listamos para vocês animais que possuem hábitos alimentares bem diferentes e que você provavelmente não conhecia. Confira!

1 - Formiga-cortadeira

Essa espécie de formiga tratam-se dos únicos insetos conhecidos que cultivam seus alimentos. Elas usam suas poderosas mandíbulas para cortar folhas e levá-las para seu ninho. Cada uma delas consegue carregar até 10 vezes seu próprio peso corporal. Elas mastigam essas folhas e as armazenam junto de suas fezes, em um local especial chamado de "câmaras fúngicas".

Assim, a saliva, com as fezes e o extrato das folhas produzido por sua mastigação, ajudam a fertilizar e a estimular o crescimento de fungos que serão usados para que elas se alimentem. Uma vez que elas não conseguem digerir o material vegetal de forma direta, é através dos fungos que elas conseguem satisfazer suas necessidades nutricionais.

2 - Cecílias (Cobras-cegas)

Apesar de parecerem grandes minhocas, as cecílias são, na verdade, anfíbios. São encontradas em solos de climas tropicais e podem atingir cerca de 1 metro. Ao nascerem, eles se alimentam da pele de suas mães, até que consigam sair dos ninhos e caçarem por conta própria. Mesmo quando ainda são filhotes, sua boca e dentes afiados são enormes, em relação a seus pequeninos corpos. Aparentemente, a mamãe cecília não sofre nenhum tipo de dano durante o período.

3 - Moleiro-parasítico

O moleiro-parasítico é um cleptoparasita, pois ele costuma perseguir outras aves para roubar suas comidas. Quando não está importunando a vida dos outros animais, o moleiro-parasítico sai para caçar pequenos peixes e insetos. Eles também são conhecidos por roubar os ovos dos ninhos de outros pássaros para comê-los. Às vezes, quando muito entediados, estes animais podem perseguir e assediar por puro prazer.

4 - Insetos assassinos

Os insetos assassinos são membros da família de insetos chamada de Reduviidae e são conhecidos pelo modo que eles matam sua presas e sugam todos os líquidos em seus corpos. Eles costumam bater nas teias das aranhas para que elas pensem que existe algum inseto preso ali e quando elas se aproximam, elas viram o lanche.

5 - Lampreias

As lampreias vivem nas águas costeiras, em regiões temperadas pelo mundo. Sua boca possui dentes que se parecem com pequenos ganchos e se agarram a qualquer criatura corajosa o suficiente para nadar próximo a elas. E, dessa forma, elas sugam todo seu sangue.

6 - Formiga-drácula

Morfologicamente essa espécie de formiga recém descoberta se parece bastante com as vespas modernas. Seus abdomens, ao contrário do das outras formigas, são unidos diretamente à cintura, assim como as vespas. Este é um tipo de inseto que bebe o sangue de suas presas.

No entanto, o sangue do qual estamos falando é o sangue de suas próprias larvas. Na maioria dos casos, as larvas não morrem, mas ficam bem machucadas. Elas fazem isso para poder se alimentar, uma vez que quando adultas, elas não podem digerir a comida por si mesmas.

7 - Besouro do esterco

Eles são conhecidos por serem vistos por aí em rolando bolas de cocô e lama. Eles são insetos coprófagos, ou seja, eles podem se alimentar das fezes de outros animais. Os egípcios consideravam o besouro do esterco um símbolo sagrado que era muitas vezes usado em peças arquitetônicas e em joias. As bolas feitas de excremento podem atingir até cerca de 4 cm e geralmente são enterradas para que eles possam comer com tranquilidade.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+