Ciência e Tecnologia

NASA diz que humanos estão fazendo a Terra ”balançar” enquanto gira

0

Os cientistas da NASA descobriram que os humanos são os responsáveis pela oscilação crescente detectada na rotação do nosso planeta. Quando pensamos na Terra, imaginamos uma esfera perfeita. Entretanto, a Terra é, na verdade, um esferoide oblato, devido a suas montanhas e trincheiras oceânicas profundas.

Devido a isso, o peso na superfície é distribuído de forma desigual. E este é um dos motivos pelos quais a Terra balança em seu eixo enquanto gira. De acordo com a nova pesquisa, promovida pela agência espacial estadunidense, e que foi publicada na revista científica Earth and Planetary Science Letters, três fatores principais são atribuídos às oscilações que a Terra experiencia conforme gira: rebote glacial, derretimento do gelo e convecção do manto.

As oscilações

Antigamente, os cientistas pensavam que a recuperação glacial seria o fator principal que causava a oscilação da Terra. Porém, segundo a NASA, três fatores são igualmente culpados por cerca de, no mínimo, um terço de toda oscilação. O primeiro deles é o rebote glacial, que já foi alvo dos cientistas como responsável das oscilações.

Na última idade do gelo, mesmo as grandes porções de terra estavam cobertas por pesadas geleiras. Onde estavam localizadas essas geleiras, o solo era afundado. Conforme o gelo derreteu, o local recuperava seu verdadeiro formato. Pelo processo ser muito lento, isso significa que a Terra ainda está se recuperando da última era glacial.

Outro fator que influencia as oscilações da Terra é o derretimento do gelo. Principalmente, o que está acontecendo na Groenlândia. E isto esta diretamente relacionado com as ações humanas. Devido ao gases de efeito estufa, que têm feito com que aqueçamos artificialmente o planeta, o gelo tem derretido como nunca antes.

As ações do homem

Somente no século XX, a NASA estima que cerca de 7,5 gigatoneladas de gelo tenha sido derretidas na Groenlândia. O último fator responsável pela oscilação da Terra é a convecção do manto. Este processo é o mecanismo de condução das placas tectônicas, terremotos, vulcões e trincheiras do fundo do mar.

A medida que o gelo derrete das massas continentais, o aumento nas oscilações à medida que a Terra gira continuam a aumentar. Apesar de que, como elas não são tão grandes, não sentimos seus efeitos instantaneamente nos ecossistemas ou em nossa vida cotidiana. Entretanto, as oscilações podem afetar a navegação e podemos ter uma reação precisa das mudanças a partir das modernas tecnologias.

É importante ressaltar que os humanos estão mudando a natureza de como a Terra opera. Monitorar essas mudanças funcionaria como um barômetro do quanto de gelo já perdemos na Terra. Dessa forma, colocamos as ações do homem em uma perspectiva astronômica.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 animais pouco conhecidos que têm hábitos alimentares muito estranhos

Matéria anterior

Por que algumas pessoas têm suas veias tão expostas na pele?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos