Comer é um dos melhores prazeres da vida para muitas pessoas. Mas também é um dos sete pecados capitais. Todos nós já ouvimos que, o que não mata, engorda. E a verdade é que, se não nos controlarmos com a comida, realmente podemos ter problemas que nos levem à morte.

Todos nós já exageramos na comida. Seja com sorvetes e bolos na comemoração de aniversários, pizzas em casa quando recebemos visitas e aqueles vários litros de refrigerante, para matar a sede ou acompanhar um bom filme. Nós já estamos no planeta há mais de 200 mil anos, então, não é de se espantar que os humanos já colocaram várias coisas questionáveis na boca. Várias pessoas morreram depois de comer plantas e animais venenosos, e assim, os outros viram que aquilo não era uma coisa de se colocar na boca.

A maioria de nós pode pensar que, em pleno século XXI, as pessoas teriam aprendido sobre o que colocar na boca e o que não. Mas a realidade não é essa. Mostramos aqui, alguns alimentos que você não deve comer.

1 - Amêijoas de Sangue

Comer amêijoas, também conhecidas como mexilhões, pode sempre ser um perigo. E quando se trata dessas amêijoas de sangue, o perigo é maior ainda. Elas têm esse nome por causa da grande quantidade de hemoglobina no seu sangue, o que faz elas ficarem em um vermelho escuro. E eles são considerados uma iguaria em várias partes da região indo-pacífico, onde são encontrados.

Comer o  item é perigoso, por causa da sua capacidade de filtrar até 40 litros de água por dia. Essa é a forma como o animal se alimenta. Mas exatamente por ela, ele pode receber várias bactérias e vírus que não são seguros para ingestão humana. Nas regiões que têm águas sujas, as amêijoas podem transmitir hepatite A, E, disenteria e febre tifoide.

2 - Sabugueiro

Publicidade
continue a leitura

Ele é muito usado para tratar os sintomas da gripe e resfriado, mas pode ser bastante perigoso. Na maioria das vezes, o fruto é seguro de comer e, por isso, as pessoas os usam para quase tudo. Desde medicamentos, até remédios homeopáticos. Eles são usados também para fazer geleia.

Mesmo sendo seguros, eles podem ser bastante perigosos, se ingeridos antes de estarem maduros ou então de serem cozidos adequadamente. Se esse for o caso a pessoa pode ter diarreia e convulsões. Além de as folhas, galhos, galhos, raízes, sementes e flores da planta são altamente tóxicas.

3 - Baiacu

Esses são aqueles epixes que inflam e têm espinhos em todo seu corpo. E esse peixe pode matar quem tiver com vontade de comê-lo. Existe uma arte japonesa, chamada Fugu, que é uma forma de se preparar o baiacu, e ela é bastante perigosa. Ele tem tetrodotoxina, que é uma neurotoxina que é 200 vezes mais mortal que o cianeto para os humanos.

Essa toxina está nos órgãos reprodutivos, fígado e intestinos do baiacu. Geralmente, ninguém come essas partes. Mas o perigo está na preparação. Se uma quantidade, mesmo que pequena, da toxina entra na carne, existe uma possibilidade bem pequena de sobrevivência. A pessoa sentiria uma dormência ao redor da boca, seguida por uma paralisia e depois morte. Tudo isso, em 20 minutos ou em 24 horas.

4 - Caju

Publicidade
continue a leitura

Comer castanhas de caju é um hábito bastante comum entre as pessoas. Mas isso não quer dizer que o caju não possa ser prejudicial. O caju é vendido no supermercado com as nozes cozidas. E é perigoso colocá-lo na boca, por causa do produto químico chamado urushiol. Ele é parecido com o produto, que é encontrado nas plantas, como a hera venenosa e sumagre venenoso. Por isso, não se deve comer a castanha de caju crua.

Apenas uma noz não matará ninguém. Mas uma quantidade maior pode resultar em muita dor e morte. Para que não se corra esse risco, basta cozinhar o caju, de modo que a toxidade seja removida.

5 - Akee

Essa é a fruta nacional da Jamaica e tem um veneno, chamado hipoglicina. Comer essa fruta antes dela amadurecer vai fazer a pessoa ir ao hospital, na melhor das hipóteses. O veneno dela pode causar vômitos graves que são conhecidos como Jamaica Vomiting Sickness. E as pessoas podem morrer com ele.

Publicidade
continue a leitura

Essa fruta pode ser comida, só é preciso saber quando é seguro para fazê-lo. As sementes são tóxicas, então, é melhor não comê-las nunca. Mas a "carne" da fruta pode ser comida com segurança.

6 - Polvo vivo

Tecnicamente, a maioria das pessoas não come polvo vivo, quem come o animal está recentemente morto. Esse é um prato popular chamado San-nakji. A iguaria da Coreia é um bebê polvo morto recentemente. Os tentáculos do animal continua a se contorcer depois de morto. E em contato com gergelim eles sacudem de forma violenta. E é super perigoso comer.

O problema está nas ventosas presentes nos tentáculos. Porque elas funcionam com os tentáculos se contraindo. Parece que a comida está rastejando na garganta. E várias pessoas morrem quando as áreas são bloqueadas por um tentáculo.

7 - Mandioca

Comer essa planta é perfeitamente seguro, desde que não se coma a mesma crua. Comer uma mandioca crua, envenenará a pessoa que a comer porque tem uma toxina, chamada linamarin. Quando entra no corpo, ela vira uma forma mortal de cianeto chamada glicosídeo cianogênico.

Publicado em: 17/02/20 17h24