Curiosidades

7 coisas que acontecem no seu corpo quando você come demais

0

Comer é um dos melhores prazeres da vida para muitas pessoas. Mas também é um dos sete pecados capitais. Todos nós já ouvimos que o que não mata, engorda. E a verdade é que se não nos controlarmos com a comida, realmente podemos ter problemas que nos levem à morte.

Todos nós já exageramos na comida. Seja com sorvetes e bolos na comemoração de aniversários, pizzas em casa quando recebemos visitas e aqueles vários litros de refrigerante para matar a sede ou acompanhar um bom filme. No momento em que fixamos os olhos ou sentimos o cheiro dos alimentos, nosso sistema digestivo começa a funcionar e se preparar para comer liberando enzimas e os hormônios que destroem os alimentos. Mas quando comemos além do que precisamos, nosso corpo também pode fazer algumas outras coisas. Mostramos aqui alguns exemplos.

1 – Estômago incha

Quando alguém come mais do que o necessário, o estômago da pessoa vai inchar. Ele vai se expandir igual a um balão para que a grande quantidade de comida seja acomodada. Esse inchaço faz com que o estômago empurre outros órgãos e dá à pessoa aquela sensação de que está inchando como se estivesse grávida e de que precisa afrouxar as calças.

2 – Gases

Todas as vezes que alguém engole uma comida, junto com ela também vem um pouco de ar. E isso ainda ocorre em maior quantidade quando se bebe refrigerantes gasosos junto. Esse gás que entra ele se expande no estômago e faz com que a pessoa se sinta inchada. E até que esse gás arrange uma saída, a pessoa fica desconfortável, cheia e inchada. Um efeito colateral muito comum de comer muita comida é o arroto.

3 – Calor

Se uma pessoa comer demais, uma das coisas que pode acontecer é um aumento da sensação de calor. Isso acontece porque o metabolismo entra em ação e tenta queimar algumas dessas calorias extras. Justamente por isso é que a pessoa sente que acabou de sair de uma sauna, mesmo estando sentada em uma cadeira confortável. A única coisa que se pode fazer quando isso acontece é esperar. A boa notícia é que esse efeito é apenas temporário. Quando o alimento é metabolizado, a frequência cardíaca e temperatura corporal voltam ao normal.

4 – Azia

Um dos efeitos de quem come mais do que precisa é a azia. O estômago produz ácido clorídrico para quebrar a comida. E se a pessoa come em excesso isso pode levar a um refluxo para o estômago. O que resulta em azia, já que, quanto mais comida você come, mais ácidos são necessários para quebrar a comida. A azia pode aparecer com mais certeza se a pessoa comeu alimentos que demoram para se digerir como hambúrgueres e cerveja.

5 – Horas extras

Na digestão, os órgãos trabalham um tanto regular de tempo. Se uma pessoa come mais do que o necessário, digerir uma refeição grande requer que os órgãos trabalhem horas extras. Eles têm que secretar hormônios extras e enzimas para quebrar comida. Se isso acontece regularmente, problemas podem acontecer com o metabolismo e a função endócrina. Incluindo a resistência à insulina, aumento do cortisol e redução do hormônio do crescimento.

6 – Sem sono

Quando falamos de “coma alimentar”, as pessoas tendem a associar com uma preguiça e vontade de não sair da cama. Mas acontece exatamente o contrário. O excesso de comida pode fazer com que a pessoa perca o sono. O relógio circadiano, que controla seus ciclos de sono, faz com que os níveis hormonais como sono e fome aumentem e diminuam ao longo do dia. Muita comida pode desequilibrar esse ritmo e dificultar o sono da pessoa.

7 – Náuseas

Nós temos um hormônio chamado leptina, que é produzido pelas células de gordura, que dizem ao cérebro que a pessoa não está mais com fome e que precisa parar de comer. Quando alguém come muito rápido, esse sinal pode ser perdido e a pessoa continua comendo, mesmo se passar a sensação de plenitude. Isso faz com que o corpo produza mais leptina. E as pessoas que têm mais células adiposas em seus corpos podem desenvolver uma resistência à leptina, o que torna ainda mais difícil alcançar esta plenitude.

Confira as novidades que chegam na Amazon Prime Video no mês de julho

Matéria anterior

Visual do Darkseid para o filme da Liga da Justiça é revelado

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.