• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 comidas que não saciam e sim te fazem comer muito mais

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      27/02/19 às 16h30

Muitas pessoas podem achar que um dos melhores prazeres da vida é comer, e até mesmo as que não têm essa certeza podem ter alguma dificuldade em dizer que não é. A sensação de colocar um alimento que gostamos na boca, ou de matar aquela sensação de vazio que temos no estômago é realmente bastante revigorante.

Mas pode soar estranho quando falamos que alguns alimentos, ao invés de nos dar essa sensação boa de saciedade, fazem exatamente o contrário e nos deixam com mais fome ainda. O cuidado com a alimentação é uma constante que vem crescendo com o tempo, e as pessoas estão cada vez mais cientes das coisas que as fazem bem ou mal, mas é preciso também avaliar o que se come no café da manhã, almoço e jantar. Tudo para que esses alimentos que estimulem a fome, logo sejam excluídos de nossos cardápios.

A nutricionista funcional, Regina Moraes Teixeira, também explica como que tais alimentos conseguem não saciar as pessoas corretamente. "Alimentos derivados de farinha refinada possuem alto valor glicêmico e, por isso, são digeridos mais facilmente e convertidos em açúcar, fazendo com que o corpo libere mais insulina rapidamente".

Esse índice glicêmico serve para medir o tempo que um carboidrato de algum alimento demora para ser absorvido pelo intestino. E quanto mais rápida for essa absorção é maior a capacidade do alimento fazer com que o organismo tenha picos de insulina.

"As comidas processadas de um modo geral, como chocolate, bolachas recheadas, bolos, snacks, também possuem um alto valor glicêmico e ativam os centros de recompensa do nosso cérebro", conta Regina. E quando comemos coisas como essas, é claro que temos uma sensação boa, mas é exatamente essa sensação que é gerada no cérebro que condiciona o organismo a pedir mais por esse tipo de comida.

Além dos picos de insulina em nosso organismo, alimentos industrializados têm os níveis de sódio e gordura bastante altos e isso faz com que eles se tornem agentes poderosos no aumento de casos de hipertensão e obesidade.

Mas, de uma forma geral, é bom tentar eliminar esses alimentos da dieta, ainda mais se eles forem alimentos que contenham glutamato monossódico. "Essa substância é usada na indústria como um potencializador de sabor, amplamente encontrada em alimentos congelados, carnes processadas e enlatados", comenta Regina.

E esse elemento pode trazer algumas coisas em paralelo além do que somente a falta de saciedade. O glutamato monossódico também aumenta a pressão arterial porque tem grandes quantidades de sódio. "Estudos mostram que ele pode piorar disfunções de aprendizado, além de favorecer o Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson", conta o nutricionista, Israel Adolfo.

E pensando em ajudar as pessoas a evitar tais tipos de alimentos falamos aqui de alguns desses benditos, que causam a reação de não saciedade em nosso organismo.

1 - Pães

O pãozinho do café da manhã pode ser digerido rapidamente pelo organismo, fazendo com que você sinta fome logo depois de terminar a sua primeira refeição do dia.

2 - Bolachas recheadas

Elas podem parecer uma alternativa rápida para a hora do lanche mas assim como são fáceis de comer, são digeridas com a mesma facilidade.

3 - Salgadinhos

Esse pode ser o mais fácil de saber que, quanto mais você o come, mais quer comer e nunca chega à sensação de saciedade.

4 - Chocolates

Chocolate vicia e os chocólatras não me deixam mentir. Ele pode ser gostoso e acalmar os nervos algumas vezes, mas com relação à saciedade ele não é um bom aliado.

5 - Congelados

As comidas congeladas podem até parecer ter mais sabor que as normais, mas elas não vão te deixar cheio.

6 - Carnes processadas

Essas carnes também contêm outras substâncias que podem acarretar problemas de saúde.

7 - Enlatados

A embalagem desses produtos pode ser convidativa, mas eles te darão vontade de comer mais e mais com o passar do tempo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+