Mito ou verdade: o café da manhã é a refeição mais importante do dia?

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      12/09/14 às 01h17

"Café da manhã dos campeões". "Começando o dia com força e energia". "O melhor a se fazer ao acordar é uma boa refeição". Se você é desses que, como o redator dessa matéria, acha bastante esquisito e incômodo enfiar um bando de comida na barriga logo ao acordar e acredita que essas frases não passam de estratégia de marketing de sucrilhos, saiba que não precisa mudar seus hábitos para ficar feliz (tipo o pessoal das propagandas de margarina).

De acordo com Gretchen Reynolds, colunista do NY Times, há dois estudos que comprovam que o café da manhã não é a refeição mais importante do dia e também não é determinante em dietas. Na verdade, as pesquisas provam que o café da manhã não faz efeito nenhum.

o-SMILEY-BREAKFAST-facebook

Essa conclusão parte das Universidades do Alabama e Bath, nos EUA. A primeira concluiu, num teste com 300 voluntários que tentavam perder peso cortando o café da manhã do dia-a-dia, que não houve resultado algum. Após seis semanas, a diferença de peso de nenhum dos participantes passou de 500 gramas.

Já a segunda mediu taxas metabólicas, glicose e colesterol no sangue. Após, aleatoriamente, cortar a refeição matinal de metade dos participantes e seguir o processo por 6 semanas, novamente nenhuma alteração foi notada.

De acordo com o jornal, mais experimentos ainda precisam ser realizados, mas esses dois já mostram bases para dizer que tomar ou não tomar café da manhã, na verdade, não muda muita coisa. Os cientistas apontaram que, no segundo estudo, quem tomou café da manhã tendia a se movimentar mais. Talvez um efeito placebo?

Apesar disso, recomendamos que você tome ao menos um bom copo d'água ao acordar, pois isso ajuda a combater a desidratação que acontece durante o sono e iniciar seu sistema digestivo de forma amena e saudável.

enviro_drinking-water_minisite_banner

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+