Curiosidades

7 edifícios mais rápidos a serem construídos

0

O mais comum é que levem muitos e muitos anos para que os edifícios sejam concluídos. Mas, as maravilhas da engenharia moderna imprimem ritmo acelerado à construções por todo o mundo. E, a cada dia, os construtores batem recordes de prazos de entrega. Elementos prontos e tecnologias avançadas garantem a agilidade.

Por exemplo, o prédio mais alto do mundo, com 163 andares, o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, levou 5 anos para ser totalmente concluído. O segundo arranha-céu mais alto do planeta consumiu 7 anos, para que seus 127 andares saíssem do chão. Agora, esses 7 exemplos deixam muito para trás essa “demora” toda, na área da construção civil e surpreendem.

#1 – T30 Tower Hotel – China

T30 Tower Hotel – China, Fatos Desconhecidos

Em 2011, a China viu surgir, em 15 dias, os 30 andares do T30 Tower Hotel, na cidade de Changsa. A empresa Broad Sustainable Building, usou técnicas de pré-fabricação na construção, que teve uma média de 2 andares erguidos por dia. O prédio tem capacidade para resistir a um terremoto de até 9 pontos de magnitude.

#2 – Mini Sky City – China

Mini Sky City – China 600x350, Fatos Desconhecidos

Ainda na cidade chinesa de Changsha, que é capital e a cidade mais populosa da província de Hunan, a engenharia operou outro de seus milagres. Em 19 dias, os 57 andares estavam prontos. A conclusão ainda foi um pouco mais demorada do que o previsto, devido ao mau tempo. Assim, 2.736 módulos foram pré-fabricados, para dar ritmo aos trabalhos. O prédio abriga 800 apartamentos e escritórios, por onde circulam cerca de 4 mil pessoas.

#3 – Instacon – Índia

Instacon – Índia, Fatos Desconhecidos

Em 48 horas, o que você conseguiria fazer? Construir um prédio, talvez? Em 2012, centenas de trabalhadores, além de 200 técnicos e 24 engenheiros, conseguiram a façanha de construir os 10 andares do Instacon. Foram cinco pavimentos erguidos por dia. A rapidez também foi conseguida devido ao material pré-moldado.

#4 – Ark Hotel – China

Ark Hotel 600x338, Fatos Desconhecidos

Também feito em 48 horas, o Ark Hotel tornou possível erguer 15  andares nesse curto prazo. O segredo, mais um vez, era o planejamento dos elementos estruturais pré-fabricados. Além da rapidez, o projeto é sinônimo de sustentabilidade, com baixa produção de resíduos.

#5 –Homeshell – Inglaterra

Homeshell – Inglaterra, Fatos Desconhecidos

Como forma de resolver o problema habitacional no Reino Unido, foi criado o projeto Homeshell. Em um único dia, casas de três andares são construídas. O objetivo é fazer moradias de baixo custo, além de reduzir o custo gasto com serviços públicos, como energia elétrica. Em síntese, a ideia é reduzir a pobreza local.

#6 – One9 – Austrália

One9 – Austrália, Fatos Desconhecidos

Ao contrário de todos os exemplos, essa construção foi rápida devido a andares inteiros prontos. Mas, claro, graças à mágica do planejamento. Praticamente, todo o apartamento é desenvolvido dentro de uma fábrica. Do mesmo modo, no canteiro de obras, fica a parte da montagem e o encaixe dos vários apartamentos. Em suma, a forma de módulos de apartamentos pré-fabricados garantiu 9 andares em 5 dias.

#7 – Dubai Future Foundation – Emirados Árabes

Dubai Future Foundation – Emirados Árabes, Fatos Desconhecidos

Agora, outra forma bem tecnológica de construção. O escritório da Dubai Future Foundation é o primeiro do gênero, fabricado com impressão 3D. Foram apenas 17 dias de obras.

As 13 almas do Edifício Joelma

Matéria anterior

7 crimes mais loucos do ano (até agora)

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos