7 livros que acertaram em cheio ao prever o futuro

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      04/08/17 às 15h57

O futuro é sempre um mistério para nós, e desperta muito nossa curiosidade. Por mais que a tecnologia avance freneticamente a cada dia que passa, ainda não somos capazes de prever, com precisão, os acontecimentos que ocorrerão no dia seguinte, tudo que podemos fazer é tentar imaginar algo. Bom, mas e se alguns escritores tivessem conseguido tal façanha?

Autores de ficção científica podem as vezes, ter uma missão muito mais do que a de simplesmente entreter seu público... Muitas vezes a imaginação deles é capaz de abrir nossos olhos para coisas que antes não conseguíamos enxergar. Aconteceu com a máquina do tempo, por exemplo. Ninguém havia pensado na possibilidade de viajar no tempo, até que HG Wells citou algo semelhante em um de seus livros e atualmente, existem muitas especulações sobre o assunto.

Bom, pensando nisso, separamos abaixo 7 livros de autores que sem dúvida foram visionários capazes de enxergar aquilo que todo mundo não conseguia ver. Confere aí!

1 - Cyborg

Cyborg foi um romance escrito por Martin Caidin no ano de 1972, que conta a história de um astronauta que sofreu um grave acidente e acabou perdendo alguns de seus membros, como um olho, braço e pernas. Em uma cirurgia, essas partes de seu corpo são substituídas por implantes biônicos, o que na época, não passava de fantasia. Acontece que no ano de 2013, essa fantasia se tornou realidade quando o primeiro implante de perna biônica foi feito.

2 - 2001: Uma Odisseia no Espaço

O autor do livro, Arthur C. Clarke, teve o brilhantismo ao escrever uma história totalmente futurista, em meio ao que ele descreve que poderia ter sido o fim da humanidade, com a chegada de uma ameaça iminente, vinda do espaço. Sua história também deu vida ao que se tornaria um dos melhores filmes de Stanley Kubrick. Acontece que, em seu livro, ele cita satélites de comunicação, um previsão do que aconteceria 14 anos depois...

3 - O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias foi escrito no ano de 1980, por Douglas Adams, e até hoje conquista corações de pessoas de todas as idades. Com seu humor sem condições e aventuras que são realmente surreias, o protagonista sempre diz que levar uma toalha é extremamente útil nas aventuras.

Bom, mas o que coloca o livro em nossa lista, é que Adams usou o conceito de tradução de voz em tempo real, o que no ano de 2014, foi utilizado pelo Google!

4 - Neuromancer

O livro de William Gibson, publicado em 1984, é considerado como uma das mais importantes obras do universo cyberpunk, é um clássico da ficção científica. É incrível como o autor foi capaz de prever certas relações atuais do ser humano com a tecnologia, a exemplo da internet, quando mencionou a world wide web (rede mundial de computadores) 7 anos antes de ela ter sido de fato criada.

5 - Da Terra a Lua

O livro foi escrito no ano de 1865, pelo autor Jules Verne que é considerado um precursor do gênero de ficção científica. Seu livro foi capaz de prever, com incríveis 104 anos de antecedência, alguns detalhes da Missão Apollo, por exemplo, ele escreveu que os módulos lunares sairiam da Flórida e iriam em direção a Lua, e retornariam para a Terra usando cápsulas...

6 - Stand on Zanzibar

Stand on Zanzibar é um livro escrito por John Brunner, e foi publicado pela primeira vez em 1969, e venceu um prêmio como o melhor romance. Bom, acontece que Brunner conseguiu de forma incrível, prever a formação da União Europeia, que surgiu 24 anos após o lançamento de seu livro.

7 - Um Estranho Numa Terra Estranha

Um Estranho Numa Terra Estranha é obra de Robert A. Heinlein, e foi lançado no ano de 1961. Conta a história de um humano que foi criado em Marte, mas depois de algum tempo é trazido de volta para a Terra e luta para se adaptar aos estranhos costumes de seus semelhantes. A grande curiosidade do livro é que ele menciona colchões d'água, antes mesmo de ter sido inventado de fato. 10 anos mais tarde, a ideia foi patenteada.

E então pessoal, o que acharam? Já leram algum desses livros? Conhecem algum outro que não poderia ter faltado em nossa lista? Compartilha aí com a gente pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+