• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mais traiçoeiros fenômenos naturais

POR Leticia Rocha    EM Natureza      04/09/18 às 19h26

A natureza é algo bonito, mas que também pode conter fúria e devastação. Vemos com alguma frequência nos noticiários casos de fenômenos naturais que causam centenas de mortes e levam à destruição das áreas atingidas.

Felizmente o Brasil é um país aonde a ocorrência desses fenômenos não é muito frequente, no entanto, é preciso estar atento já que nunca se sabe quando algum desses fenômenos pode acontecer.

Confira agora os 7 fenômenos naturais mais traiçoeiros e inesperados que afetam milhares de pessoas todos os anos.

1 - Tsunamis

Os tsunamis, também conhecidos como maremotos são uma série de ondas gigantes que por diversas vezes atingem a costa de algumas cidades. Eles são causados por grandes abalos, resultado de erupções vulcânicas, terremotos ou explosões submarinas.

2 - Furacões

Este é um dos fenômenos mais temidos, formado por diversos fatores atmosféricos. É um sistema circular de movimentação de ar, com velocidade superior a 105 km/h. Esse sistema tem centenas de quilômetros de diâmetro e um poder de destruição que pode destruir cidades inteiras.

3 - Tromba d'água

Também conhecida como tromba de água ou tromba marinha tratam-se de redemoinhos, só que formados com água cuja origem vem de nuvens carregadas. São os responsáveis por tempestades de ventos fortes e violentos granizos.

4 - Erupções Vulcânicas

As erupções ocorrem devido a uma junção de fatores naturais que levam a extravasação do magma da superfície da Terra. A lava que escorre dos vulcões tem temperatura entre 600 °C e 1250 °C e causa um grande rastro de destruição por onde passa.

5 - Tornados

O tornado é como um grande redemoinho, similar a uma coluna de ar que gira de forma veloz e forte. Os ventos causados pelo fenômeno meteorológico podem chegar a 180 km/h. Eles ocorrem de várias formas e tamanhos, mas geralmente, a extremidade mais afunilada é a que toca o solo. Enquanto que o outro extremo é rodeado por uma nuvem de pó e outras partículas.

6 - Ciclones

Os ciclones são resultados de grandes perturbações na atmosfera. E se consiste na baixa pressão atmosférica e rodeado por temperaturas ligeiramente maiores. Esse fenômeno causa trovoadas, chuvas torrenciais e ventos que podem ultrapassar os 300 km/h.

7 - Terremotos

Terromotos, também conhecidos como abalos sísmicos, são o resultado da liberação de energia na superfície terrestre. Na maioria das vezes é causado pelo choques que ocorre entre as placas tectônicas. Esses abalos causam tremores de pequenas e grandes proporções. Enquanto alguns causam apenas algum balanço, outros podem destruir cidades e causar a morte de centenas de pessoas.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+