• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 melhores teorias sobre como as pirâmides foram construídas

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      10/01/19 às 16h12

As pirâmides do Egito são uma das estruturas mais surpreendentes - e lindas - da humanidade. Além disso, elas são formidáveis ícones da engenharia, principalmente pela época em que foram construídas. A grande questão é: como elas foram feitas? Você já deve saber disso, mas é bom lembrar que esse é um dos maiores mistérios do planeta Terra. Até hoje, não sabemos como essa construção foi feita naquela época.

Não é de hoje que as pessoas procuram encontrar as respostas para essa pergunta. Por milhares de anos, historiadores, arquitetos e cientistas procuram explicações massivas para essa construção. Apesar de não termos resolvido esse mistério, existem várias possibilidades. Listamos as 7 melhores teorias sobre como as pirâmides foram construídas.

1 - As pirâmides eram originalmente colinas

Uma das teorias, talvez a mais bizarra, é a de que as pirâmides eram originalmente uma formação montanhosa natural. Sendo assim, as pedras que moldam a pirâmide, eram jogadas de cima para baixo, e não levantas de baixo para cima. Essa ideia foi apresentada pela primeira vez em 1884, no The Fort Wayne Journal-Gazette, em uma conferência de cientistas.

2 - Rampa de zigue-zague

Existem três teorias envolvendo rampas para explicar a construção das pirâmides. A primeira é a rampa de zigue-zague. Para levar os materiais para cima, arrumando tudo, uma rampa em zigue-zague seria muito lógica. Apesar disso, a possibilidade dessa teoria ser real também é pequena. A cada vez que eles conseguissem subir mais a pirâmide, eles teriam que alterar a rampa. Isso daria muito trabalho.

3 - Rampa espiral

A rampa faria mais sentido se ela fosse sendo construída a medida que a pirâmide também fosse, ou seja, ao mesmo tempo. A rampa espiral, correria pelo lado de fora. Mark Lehner, um arqueólogo com doutorado em Yale, foi quem criou essa teoria. O problema é manobrar as pedras nas curvas. Isso torna a possibilidade dessa teoria ser irreal.

4 - Rampa interna

O arquiteto francês chamado Jean-Pierre Houdin, na década de 1990, criou uma teoria respeitada da construção da pirâmide. A ideia era a de que ela foi construída com duas rampas em espiral separadas. Uma era externa, e chegava em 30% do caminho, enquanto a outra era interna e era onde as pedras eram levadas até o topo. Alguns testes feitos mostram que a teoria da rampa interna é plausível, porém, não existe nenhuma prova contundente que tire todas as dúvidas.

5 - Teoria eixo da água

Essa teoria aponta que existia uma fonte da água subterrânea, usada para transportar as grandes pedras da pirâmide. Além de transportar, esse contato com a água servia para moldar as pedras. Esse tipo de calha d'água foi usada em outras grandes construções do mundo antigamente, e isso deixa essa teoria mais forte. Mas a pergunta que fica é: se essa calha existia, o que aconteceu com ela?

6 - Areia molhada

Tem gente que acredita que, para mover as pedras que formam a pirâmide, eles fizeram um transporte de areia e água, onde molharam areia para tornar o transporte mais fácil. O furo dessa teoria é que areia molhada não daria estabilidade suficiente para subir as pedras, apenas para movê-las em linha reta.

7 - Extraterrestres

Apesar de verdadeiros cientistas e arqueólogos negarem essa ideia com veemência, ainda existem muitas pessoas que acreditam que foram os extraterrestres que criaram as pirâmides. A primeira vista natural, porém, com certa lógica. Quando pensamos que seres extraterrestres construíram as pirâmides, é porque as sociedades da época não eram avançadas o suficiente para esse tipo de construção.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que acredita nos "Deuses Astronautas", aquele abraço.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+