• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 personalidades históricas que sofreram por serem homossexuais

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      18/02/19 às 15h50

Falar sobre sexualidade ainda é um tabu. Diversas pessoas costumam ficar totalmente desconfortáveis lidando com esse tipo de assunto. O diálogo fica ainda mais delicado quando se diz respeito aos gays. A nossa sociedade é composta por várias orientações sexuais e, geralmente, gays ou bissexuais tendem a sofrer mais opressão. Acontece diversos gays, aceitos ou não no meio em que viviam em seu tempo, foram responsáveis pela contribuição positiva em vários campos do conhecimento, como artes, filosofia, áreas das ciências exatas e biológicas. O nosso passado conta com vários homossexuais que impactaram diretamente no rumo que o mundo tomou. Alguns puderam se assumir sem sofrer grandes consequências, enquanto outros foram perseguidos.

Há ainda aqueles que têm suas vidas especuladas até os dias de hoje, pois não se tem muita certeza a respeito. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa lista em demasia triste. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas personalidades históricas que sofreram por serem homossexuais. Se você souber de alguma outra figura importante para a história que passava também era homossexual e sofreu alguma repressão, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Leonardo da Vinci

Nascido em 1452, Leonardo é o responsável pela Mona Lisa, pintura mais famosa e valiosa do mundo. Diversos biógrafos afirmam, com tamanha certeza, que o brilhante e impecável artista era gay. Uma denúncia contra Da Vinci e uma possível perseguição posterior não o teriam permitido viver sua sexualidade em liberdade. Leonardo morreu em 1519.

2 - Michelangelo

Michelangelo foi praticamente conterrâneo de Leonardo Da Vinci. Ele foi um escultor e poeta que dedicou diversos sonetos ao seu companheiro de vida, Tommaso de Cavallieri. Michelangelo se destacava por várias obras como a Pietà, David e o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final.

3 - Nicolau Maquiavel

Nicolau foi um influente filósofo italiano. Ele foi obrigado a esconder sua sexualidade por toda sua vida. Maquiavel é o autor do clássico O Príncipe, um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento do homem, com um papel extremamente crucial na construção do conceito de Estado Moderno.

4 - Sara Josephine Baker

Sara foi a primeira mulher americana a conquistar um doutorado em Medicina. Josephine ficou conhecida por suas importantes contribuições à saúde pública, especialmente nas comunidades de imigrantes de Nova York. Ela finalizou sua vida ao lado da australiana Ida Alexa Ross Wylie, uma romancista, ensaísta e roteirista.

5 - Oscar Wilde

Oscar foi um famoso escritor e dramaturgo irlandês. Ele é o autor de clássicos como O Retrato de Dorian Gray. Wilde foi condenado por ser gay e, em seus últimos anos de vida, foi submetido a trabalhos forçados por "cometer atos imorais com diversos rapazes". O autor morreu em Paris, pobre e pouco tempo após sair da prisão.

6 - Truman Capote

Capote foi um escritor norte americano que ganhou fama por seus clássicos Bonequinha de Luxo e também A Sangue Frio. Truman enfrentou diversos problemas em sua vida social por ser homossexual em seu tempo.

7 - Federico García Lorca

Federico foi um dos maiores poetas e dramaturgos da Espanha. Ele foi assassinado aos 38 anos. Ian Gibson, escritor responsável por uma biografia de Federico, disse que ele tinha uma paixão secreta pelo artista Salvador Dalí.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+