• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 provas de que as minhocas são os seres mais estranhos do universo

POR Maria Ritha Paixão    EM Natureza      23/04/19 às 15h35

Sabe aquela hora de pescar em família? Seu pai te dá as primeiras instruções e pede para colocar a minhoca no anzol? É, realmente, muito nojento tocar naquele bicho gosmento e fácil de escapar das suas mãos. As minhocas são, com certeza, o ser vivo mais estranho do universo.

Há mais de 8 mil espécies de minhocas, já parou para imaginar a quantidade delas no mundo?! A novidade é que existem pessoas que domesticam esses animais no quintal da própria casa. Essas danadinhas podem chegar a medir até 2 metros e se reproduzem sem necessidade de acasalamento. Esses e outros motivos fazem da minhoca o ser mais estranho do universo. Veja:

1 - Elas sequestram o cérebro

Esse abominável verme é capaz de roubar o cérebro de animais. A formiga, por exemplo, faz o seu lanchinho diário e acaba comendo um corpo estranho e gosmento. São eles, os vermes, prontinhos para apoderar-se do cérebro das formiguinhas e tomar o comando. Mas, não para por aí. Se outro animal acabar comendo a formiga, os vermes se apoderam desse outro animal.

2 - Formam parcerias mortais

A junção do Heterorhabditis nematóides e Photorhabdus luminescens é mortal para outros insetos que ousarem se aproximar deles. Se esses bichinhos entrarem no organismo do predador, eles começam a expelir bactérias venenosas do próprio intestino. O processo químico solto no processo garante para os vermes um bom tempo de carne para se alimentarem.

3 - A Maravilha sem limite

Esse verme é uma exemplo de superação. Mesmo sem intestino, boca e rabo, ele vive no meio do mar com temperaturas amenas. As próprias bactérias que vivem dentro do seu corpo são fontes do alimento necessário para mantê-las vivas. Essa forma evoluída de sobreviver é fruto de mais 500 milhões de anos de vida.

4 - Elas prosperam em veneno

Não é tão fácil assim atingir a Limnodrilus sulphurensis. Esses vermes foram encontrados dentro da Caverna do Sulphur no Colorado. O lugar não é comum, o alto teor de sulfeto de hidrogênio é suficiente para matar um ser humano. Os vermes não morrem assim tão fácil, eles prosperam no meio do ambiente venenoso.

5 - Solução plástica

Uma pesquisa, feita em 2017, relatou o comportamento de vermes que foram colocados em sacolas plásticas. Foi incrível, os estranhos e gosmentos bichos mastigavam e comiam pedaços da sacola. Ao voltarem para olhar o que aconteceu, viram os buracos feitos no plástico.

6 - Pais canibais atenciosos

Microscopicamente cientistas notaram que alguns vermes são capazes de identificar os próprios filhos. Mas, o curioso é os nematoides costumam comer uns aos outros, exceto as próprias crias. O ato foi a prova de que o reconhecimento entre as famílias aconteciam.

7 - Minhocas em Marte

Facilmente adaptável, em 2017, cientistas notaram que as minhocas viveriam sem nenhum problema no solo de Marte. Não quer dizer que elas viajaram para a Terra Vermelha, mas uma imitação extremamente fiel à areia de Marte foi feita pela NASA e as mesmas substâncias estavam presentes. O teste feito com as minhocas deram certo, para surpresa dos pesquisadores.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Maria Ritha Paixão
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+