O animal de estimação é um companheiro que nunca irá julgá-lo. Ele vai te amar pura e simplesmente, da maneira mais genuína possível. Além de fazer você se sentir bem, o amor incondicional deles aumenta sua autoestima por causa do carinho que eles demonstram. Há inúmeros benefícios em adotar, mas ainda assim, o abandono dos cachorros é uma triste realidade. Dia após dia é possível ver um monte de filhotes em busca de comida, abrigo e algum afeto. Segundo voluntários e especialistas, a situação se tornou um grave problema social, que precisa ser solucionado por meio de programas de conscientização a respeito de castração e adoção. Até porque poucas pessoas estão realmente dispostas a ajudá-los e as políticas públicas não são eficientes nesta perspectiva. Mas, felizmente, há uma pitada de esperança na Colômbia. Preocupada com a situação no país, a força policial "Pereira" decidiu fazer algo a respeito para resguardar cachorros abandonados. A polícia colombiana encontrou uma forma de salvar cachorros de rua ao colocá-los na equipe.

Os animais são resgatados, adotados e devidamente vacinados. Embora a iniciativa tenha começado há pouco tempo, o grupo de policiais do país já conseguiu salvar 35 filhotes.

Fundação Adoptame Pereira

Publicidade
continue a leitura

Não é apenas a coisa certa a fazer: a adoção é uma recompensa. Tudo começou quando a polícia, realizando suas patrulhas de rotina, notou um grande número de cães de rua circulando pela cidade. Pouco tempo se passou antes que suas mentes começassem a desenvolver uma ideia, que mais tarde mudaria para melhor a situação dos animais.

A ativista da Fundação Adoptame Pereira, Liliana Rivera, enfatiza a importância de se ter uma casa para os cachorros sem lar, para que possam ser cuidados, vacinados e bem alimentados. "Mais de 35 cães têm sido adotados e estamos satisfeitos porque os policiais os têm em muito bom estado. A maioria são vacinados e esterilizados".

A esterilização dos cachorros é uma ferramenta estratégica no controle da população animal, que tem sido usada pela Adoptame Pereira. Isso é muito importante considerando que cerca de 56% dos cães adultos e seus filhotes, colocados em abrigos, morrem em pouco tempo. Sem este recurso, o problema se agrava ainda mais.

Publicidade
continue a leitura

Um dos cães com o pior estado de saúde, batizado de Rocky, foi gradativamente melhorando e hoje apresenta boa forma e disposição. Tudo isso graças ao projeto da força policial no país. Todos os dias, o cachorro circula pela cidade com o agente designado e trabalha como cão policial.

Reconhecimento

Publicidade
continue a leitura

A polícia colombiana encontrou uma forma de salvar cachorros de rua ao colocá-los na equipe. Contudo, os animais não foram os únicos beneficiados com o projeto. Depois que a campanha se tornou conhecida, a polícia da região melhorou muito a sua imagem diante dos cidadãos.

A população, ao ver os policiais acompanhados pelos cães, sentiram maior empatia e respeito com a categoria. É bastante frequente que as pessoas peçam fotos com os cães e com os próprios policiais.

De fato, a Fundação Adoptame Pereira está totalmente disposta a contribuir com a missão de erradicar o problema. Como? Dando lar e muito amor aos cachorrinhos.

Publicado em: 23/04/19 15h12