Curiosidades

7 senhas que você jamais deve usar em sua vida

0

A senhas são o que garantem a segurança das suas informações, certo? Então, a gente parte do princípio de que elas não podem ser combinações simples óbvias, porque isso colocaria em risco o sigilo dos seus dados. Mas mesmo sabendo disso, as pessoas geralmente não dão muita importância para isso. Na maioria das vezes, usam senhas que até uma criança de cinco anos poderia adivinhar. Talvez por preguiça, dificuldade de memorizar senhas e também falta de criatividade. Mas o fato é que pessoas, geralmente, recorrem a algo bem óbvio, tanto para elas, quanto para qualquer outra pessoa. Então, se você presa pela sua segurança online, talvez devesse fugir dessas senhas.

Um estudo, publicado pela Mozilla recentemente, mostrou que a maioria das senhas, violadas na internet nos últimos anos, usaram personagens de séries e modalidades esportivas. Segundo o levantamento, mais de 370 mil usuários usaram nomes de personagens de série de comédia como Friends e Seinfeld em seus códigos de segurança. Quanto aos fãs de esportes, esse número é ainda maior, visto que mais de um milhão de pessoas incorporam modalidades como futebol, baseball e basquete em suas senhas. Mesmo assim, isso ainda é um pouco menos óbvio do que a maioria das senhas, que envolvem datas de aniversário e sequências simples de números.

Senhas e seguranças

As suas senhas são como a chave da sua casa. Pensando nisso, você dificilmente deixaria a sua chave em locais que alguém mal entendido pudesse copiar e invadir a sua residência. Então, com as suas senhas você não faria o mesmo, só que no caso das senhas, o que você pode fazer para garantir a segurança das suas informações, é criar um código forte. Ou seja, uma senha que não seja óbvia e que não possa ser decifrada por meio de adivinhações sobre a sua vida. Tipo a sua data de nascimento, comida favorita, esporte preferido, ou aquele personagem que você gosta.

A empresa responsável pelo Firefox Monitor, apurou informações disponíveis no HaveIBennPwend, site que analisa e-mails e compara as bases de dados de credenciais violados na rede. Procurando por senhas consideradas fáceis, ou seja, ruins, os pesquisadores encontraram uma infinidade de códigos ligados à cultura pop, tais como seriados populares como Friends e Seinfeld.

O personagem George, de Seinfeld, interpretado por Jason Alexander, foi usado como senha por mais de 2030 mil usuários. Já a queridinha de Friends, Rachel Green, personagem de Jennifer Aniston, teve o seu nome mencionado em mais de 130 mil senhas.

De acordo com os pesquisadores, esse dado é bastante preocupante. Isso porque os dois casos são códigos simples, com poucos caracteres e fáceis de adivinhar. E mais do que isso, usuários que utilizam senhas tão fracas, geralmente, as reutilizam em mais de um serviço. O perigo está no fato de que se hackers tiveram acesso às credenciais de um site, todos os demais endereços, com o mesmo login e senha, podem ser invadidos.

Mas para evitar que isso aconteça, confira a seguir as senhas que você jamais deve usar em sua vida.

1 – 123456

Essa é a pior senha de todas, e não tem nem o que questionar. E provavelmente, você já a utilizou alguma vez, todo mundo já. Porém, ela não é recomendada jamais, nem para um serviço pouco utilizado e sem importância.

2 – Senha123

Quando se fala em senhas óbvias, essa é a primeira que vem à cabeça de muita gente. Afinal, o que poderia ser mais simples do que a palavra senha para um código de segurança? Ainda mais, sendo colocada após a sequência mais óbvia do seu teclado. Exatamente, nada.

3 – abc123

Isso que eu chamo de unir o útil ao agradável. As três primeiras letras do alfabeto seguidas dos três primeiros números, quem poderia pensar nisso, não é mesmo?

4 – Datas de aniversário

Essa é muito usada devido ao fato de ser fácil memorizada, no entanto, ela é muito perigosa. Até porque, hoje em dia, é muito fácil descobrir a data de nascimento de qualquer pessoa. Então, jamais use o seu aniversário como senha.

5 – Password

Senhas em inglês também estão entre as piores senhas possíveis, e também entre as mais usadas de todos os tempos.

6 – 654321

Inverter uma sequência não a torna mais difícil, pelo contrário, é uma suposição bastante óbvia.

7 – iloveyou

Eu te amo é muito legal de se ouvir e também de se dizer. Mas, em português ou inglês, não é uma opção inteligente quando se trata de criar uma senha segura.

Enfim, essas são algumas das senhas mais fracas e fáceis de serem hackeadas. Se você preza pela segurança das suas informações, jamais as utilize.

Christian Bale explica porque não quis fazer mais um filme do Batman

Matéria anterior

10 fake news envolvendo animais que vão alegrar o seu coração

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos