Curiosidades

7 vantagens de ficar entediado

0

Para muitas pessoas, não há nada pior do que ficar em casa sem nada para fazer. Sem nenhum lugar para ir, pessoas para visitar ou simplesmente estarem sozinhas em algum lugar. Quando isso acontece, algumas dessas ficam com um sentimento de vazio, algo incomodando por dentro. Na verdade, essa sensação também pode surgir pela falta de interesse naquilo que se está fazendo ou pelo ambiente ao nosso redor. Tal sentimento é o que comumente chamamos de tédio.

O tédio pode ser aterrorizante. E as pessoas fazem de tudo para conseguir distrair sua mente. Mas o que muita gente pode não saber é que o tédio não é tão ruim quanto parece. De acordo com pesquisas, essa sensação pode potencializar as pessoas para elas serem mais produtivas, criativas e até mesmo inovadoras.

Alguns tipos de tédio podem ser desagradáveis e negativos. Enquanto outros podem realmente trazer resultados positivos. Um grupo de pesquisadores alemães fez um estudo a respeito do tédio e identificou cinco tipos. São eles: indiferente, disperso, pesquisador, reagente e apático. E cada um traz alguma coisa para as pessoas. Mostrando que o tédio, por mais que pareça, nem sempre é ruim.

1 – Mais produtivo

Segundo mostrou um estudo, um grupo de pessoas, que fez uma tarefa chata, teve um melhor desempenho em uma outra tarefa criativa. Isso em comparação às pessoas que fizeram antes uma atividade interessante.

2 – Mais criativo

Psicólogos fizeram um estudo a respeito do motivo pelo qual a alegria e o tédio promovem o pensamento associativo mais do que a angústia e o relaxamento. Com isso, eles descobriram que as pessoas que vivenciaram o tédio acabavam sendo mais criativas.

3 – Mais focado

Geralmente quando nós estamos entediados costumamos sonhar acordado. E isso não é uma coisa ruim. Os pesquisadores descobriram que isso, na realidade, ajuda a focar no futuro. E a pessoa, de uma forma inconsciente, planeja e antecipa os seus objetivos.

4 – Mais consciente

De acordo com Andreas Elpidorou, professor de filosofia, “o tédio é um sinal de alerta de que não estamos fazendo o que queremos fazer e um ‘empurrão’ que nos motiva a mudar objetivos e projetos”.

5 – Fazer funcionar

Para que o tédio funcione e traga benefícios é importante procurar atividades que te permitam que esses bons tipos de tédio se manifestem. A professora em psicologia, Sandi Mann, sugere que você procure aquelas atividades que exijam pouca ou nenhuma concentração. Como por exemplo, andar por um caminho conhecido, nadar ou sentar com os olhos fechados.

6 – Não confundir com relaxamento

É importante não confundir tédio com relaxamento. Atividades que são propositalmente tranquilas, como ioga ou meditação, não preenchem o requisito de tentar e não encontrar estímulo.

7 – Não “escape” do tédio

Com os celulares sempre à mão é fácil não vivenciar o tédio de uma forma eficaz. E Mann ressalta que, ao usar o celular como tentativa de passar o tédio, as pessoas ficam ainda mais propensas a ter essa sensação. Ela ressalta que, “cada vez que usamos o smartphone não estamos deixando nossa mente vagar e resolver nossos próprios problemas de tédio”.

Senhor da Indonésia realiza sozinho reflorestamento de uma área de 250 hectares

Artigo anterior

7 fatos sobre a Thaís do BBB 21

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido