• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 vezes que o mundo se tornou um lugar melhor para os animais

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      22/02/19 às 16h01

Quando desejamos um mundo melhor para todos, isso também inclui os animais. O planeta Terra pertence a todos os seres que nele habitam. Tanto os seres humanos, quanto os animais precisam e merecem um ambiente seguro para poder viver. Todos deveriam compartilhar de um mesmo espaço em harmonia, mas infelizmente nem sempre é assim que acontece. A triste realidade é que ser bicho nesse mundo não é fácil, infelizmente, muitos deles sofrem com a caça, exploração, maus-tratos e abusos.

Algumas espécies sofrem menos com esses abusos, no entanto, não deveria haver essa diferenciação e todos, desde os mais pequenos aos maiores exemplares, dos domésticos ao selvagens, enfim todos os animais deveriam viver em um mundo melhor. Ainda é preciso muito para tornar isso uma realidade para todos, mas estamos caminhando para isso. Pensando nisso, reunimos algumas ações que contribuem para fazer desse mundo um lugar melhor para os bichinhos. Confira.

1 - Educação focada no respeito aos animais

A Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Heráclio, fica na cidade de Recife, em Pernambuco, e há três anos atrás incluiu no currículo escolar a prática de respeito aos animais. Os professores incluíram aulas temáticas relacionadas à importância de se respeitar os animais e o meio ambiente dentro da grade. Além das aulas teóricas, os alunos aprendem no dia a dia lições de cidadania. Uma ótima iniciativa que pode e deveria ser inserida no currículo de todas as escolas do Brasil e do Mundo.

2 - Ações de bem estar animal

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo oficializou uma parceria com a Proteção Animal Mundial para capacitar os municípios em ações de bem estar animal. Desde de maio de 2018, mais de 500 agentes governamentais receberam capacitação técnica para desenvolver ações em suas cidades. O projeto visa a criação de práticas sustentáveis, e políticas voltadas aos animais, especialmente às populações de cães e gatos de rua.

3 - Projeto de conscientização dos direitos dos animais

A ANDA é um portal jornalístico focado na difusão em mídias dos valores de uma cultura mais ética, justa e preocupada com a defesa e garantia dos direitos dos animais. O portal lançou um projeto público de estímulo e respeito aos animais desde a infância, já que é nessa fase que é formada grande parte da nossa personalidade. Com uma série de reportagens focadas na proteção animal, com o intuito de despertar nas crianças o amor e respeito aos animais, o projeto vai mostrar iniciativas que trabalham com a proteção animal com crianças em escolas, comunidades e eventos.

4 - Resgate de animais maltratados

A ativista animal Luisa Mell, juntamente com a equipe do seu instituto, resgatou vários animais em situação de maus-tratos em uma casa onde funcionava um canil clandestino. Além dos cachorros, que se encontravam em estado de calamidade, vivendo em gaiolas, muitos deles com vários ferimentos pelo corpo, e outros filhotes mortos, foram encontrados ainda gatos e algumas aves silvestres. Todos eles foram resgatados e levados para o Instituto Luisa Mell, onde receberam cuidados médicos e de higiene. Ao todo foram resgatados 113 animais.

5 - Leis que proíbem testes cosméticos em animais

Todos os países da União Europeia e alguns outros pelo mundo contam com leis que proíbem testes em animais para produtos cosméticos, enquanto 80% dos países do mundo ainda permitem essa prática. A União Europeia pretende estender essa medida a níveis globais, e tem trabalhado por meio de redes diplomáticas para construir convenções dentro das Nações Unidas para acabar com a exploração animal para fins supérfluos em todo o mundo até 2023.

6 - Projetos de preservação de espécies em extinção

Segundo dados da Organização Internacional para a Conservação da Natureza, só no Brasil, existem mais de 600 espécies de animais em extinção. Diante desse cenário, biólogos, pesquisadores e organizações têm desenvolvido projetos de preservação dessas espécies ameaçadas, promovendo ações de conscientização e estratégias para combater as principais causas do problema. O Projeto Tamar é um dos mais conhecidos projetos de conservação de espécies marinhas em risco, focado na preservação das tartarugas marinhas e ecossistemas da costa brasileira.

7 - Inciativas de adoção consciente

Felizmente, as pessoas têm se envolvido cada vez mais com a causa dos animais. No Brasil, no dia 4 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Adoção Animal. A data faz parte de uma campanha educativa que promove ações positivas em favor dos animais. Nessa data, é realizada uma mobilização em diversas cidades de todo o país, ressaltando a importância da adoção consciente através de eventos.

E você, sabe de alguma inciativa em favor dos animais? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+