• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais fofos que infelizmente estão em risco extinção

POR Toni Nascimento    EM Mundo Animal      24/09/18 às 16h33

O mundo é um lugar complexo. O planeta Terra tem mais de 4 bilhões de anos e já foi abrigo de muitas formas de vida. Inclusive na última semana, descobriram que o fóssil de organismo simples mais antigo já encontrado, data de cerca de quase 600 milhões de anos atrás, e pode ser configurado como o primeiro animal que o homem tem conhecimento de ter existido. Só que esse organismo, como muitos outros que já passaram pelo planeta, já não existe mais. O maior exemplo de extinção que nós conhecemos são os dinossauros. Eles eram os verdadeiros seres operantes na Terra, mas depois de um meteoro, eles foram completamente eliminados.

Mas a verdadeira forma de extinção acontece aos poucos. Segundo estimativas científicas, existem por volta de 7,7 milhões de espécies no planeta Terra, sendo quase 1 milhão catalogadas. Destas quase 8 milhões, acredita-se que 1 milhão de espécies não irão existir mais até 2050. Ou seja, o número de animais com perigo de extinção é altíssimo na nossa sociedade atual. Às vezes uma pequena ação pode mudar o destino desses animais. Não colaborar com o desmatamento ou com a poluição já é um grande passo para frear a extinção no reino animal. Para te convencer a fazer parte da causa, listamos 7 animais fofos que infelizmente estão em risco de extinção.

1 - Ili Pika

O Ili Pika vive em Tian Shan, na região de Xinjiang, na China. O mamífero pequeno pode facilmente ser confundido com um ursinho de pelúcia. Por incrível que pareça, ele foi fotografado pela primeira vez em 2014 pelo conservacionista Weidong Li, que descobriu a espécie. Se você pudesse, não permitiria que um animal tão fofinho e singelo como esse fosse extinto, não é mesmo?

2 - Lontra Marinha

As Lontras-marinhas sabem o que é ter que lutar para sobreviver neste mundo hostil desde sempre. Entre 1741 e 1911, elas tiveram a sua população diminuída de 300 mil para apenas mil sobreviventes. Isso foi uma consequência das caçadas. Alguns esforços de conservação e recuperação realizados ao longo dos anos fizeram a população aumentar, porém, a vulnerabilidade dos animais diante do derrame de petróleo faz com que elas ainda sejam consideradas ameaçadas.

3 - Puffin

Os puffins parecem personagens exóticos tirados diretamente da saga Star Wars, porém, são bichos reais. Também chamados de papagaios-do-mar ou fradinhos, e eles estão em perigo de extinção desde 2015 devido às mudanças climáticas, poluição e a caça predatória. Habitantes do Atlântico Norte, eles possuem cerca de 30 centímetros e 400 gramas, além de nadadeiras estilosas e penas a prova da água. Com uma vida que dura cerca de 20 anos, eles são exímios nadadores e péssimos voadores.

4 - Pangolim

O pangolim (você também tem a sensação de que já ouviu esse nome de algum lugar?) é um mamífero que habita as zonas tropicais, nas regiões da África e da Ásia. Ele é noturno e vive sempre solitário. Uma de suas características mais fofas é que quando se assusta, ele se embola como uma bolinha. Ele é mais ou menos do tamanho de um gato doméstico e inspirou personagens como os Pokémon Sandslash e Sandshrew.

5 - Axolote Mexicano

O axolote mexicano ganhou fama na internet nos últimos tempos. Ele virou um meme devido ao seu visual exótico e sua carinha que parece estar sorrindo. Apesar do significado real do seu nome ser "monstro aquático", o bichinho é a coisa mais fofa que você verá hoje. O animal de apenas 23 centímetros é encontrado apenas em um lago próximo à Cidade do México, em Xochimilco. Os cientistas estimam que existam menos de mil exemplares do animal vivos atualmente.

6 - Tartaruga de Couro

A Tartaruga de Couro é o maior tartaruga do reino animal, e também, a mais forte. Ela é capaz de nadar por praticamente toda a extensão do oceano no planeta. Dos anos 1980 até o momento, a sua população decaiu. Ela passou de 150 mil para 20 mil exemplares. A causa mais comum de morte dessas criaturas é que elas confundem plástico com comida.

7 - Elefante da Sumatra

O elefante da sumatra consegue ser fofo e majestoso ao mesmo tempo. Ainda assim, ele é um dos animais que mais correm risco de vida na natureza. Eles estão sendo extintos devido à desflorestação e a caça incontrolada. É muito provável que nos próximos 20 anos, essa espécie não exista mais. Eles possuem complexos sistemas familiares (muito semelhantes aos dos seres humanos) e possuem um elevadíssimo grau de inteligência e sensibilidade. Atualmente são contabilizados menos de 2 mil elefantes de sumatra.

E aí, você sabia que esses animais super fofos estavam em risco de extinção? Conhece outros que também correm perigo? O que você está fazendo para ajudar? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   PA     G  
Imagens C
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+