• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que você não sabia sobre a vida de Kurt Cobain

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      22/02/19 às 16h12

"Só espero não ficar tão feliz a ponto de me tornar entediante. Acho que sempre vou ser neurótico o suficiente para fazer algo estranho". Você sabe de quem é essa frase? De ninguém menos do que do vocalista, letrista e guitarrista do Nirvana, Kurt Cobain. Na última quarta-feira (20), o rock star iria fazer 52 anos de idade se estivesse vivo. Um dos maiores nomes do rock independente da década de 1990, Kurt Cobain foi o contrário do que todos esperavam dele, seja a família, amigos ou até mesmo o seu público fiel.

Mesmo tendo passado mais de 20 anos desde a sua morte, em 1994, ele ainda consegue ser relevante na vida de quem viveu aquele período de efervescência cultural e também da nova geração que ainda curte esse estilo de som. Eu tenho praticamente certeza que, em algum momento da sua adolescência, você deve ter surtado com "Smells Like Teen Spirit", ou então, chorado com "Come As You Are" (hits do Nirvana).

Kurt Cobain foi o maior representante do grunge, sub-gênero do rock que floresceu nos Estados Unidos do final da década de 1980 ao início da década de 1990. Além disso, ele, desde aquela época, tratava de temas relevantes para a sociedade em pauta hoje, como direitos LGBTQ+ e a importância do feminismo. Você conhece tudo sobre ele? Vamos te contar algumas curiosidades.

1 - Clube dos 27

Kurt Cobain cometeu suicídio em 5 de abril de 1994, morrendo com 27 anos de idade. Ele foi o quinto de uma "linhagem" de rock stars que faleceu nessa mesma idade, originando o apelido "Clube dos 27". Antes dele, morreram com a mesma idade Jimmy Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin e Brian Jones, que faleceram entre os anos de 1969 e 1971.

2 - Guitarras

Resultado de imagem para kurt cobain tocando guitarra gif

Kurt Cobain sempre partia ao meio a guitarra (às vezes outras coisas) no final das suas apresentações, como uma homenagem (ou inspiração) a atitude destrutiva dos The Who. Mas ele teve uma guitarra que nunca destruiu: Jag-Stang. Essa guitarra foi desenhada pelo próprio astro, misturando elementos de duas das guitarras favoritas de Cobain: a Jaguar e a Mustang.

3 - Frances Bean Cobain

Kurt Cobain era um fã de Frances Farmer, atriz que era de Seattle, assim como ele e que possuía vários problemas psicológicos e um comportamento estranho, difícil de passar despercebido. A filha de Kurt, a famosa Frances Bean Cobain, ganhou esse nome em homenagem a atriz. Assim como o pai, a garota (que hoje é uma adulta) enfrenta problemas psicológicos e também com álcool e drogas.

4 - Heroína

Kurt Cobain sofria com dores muito fortes no estômago, e passou muito tempo indo de médico em médico tentando encontrar alguma solução para o problema, porém, ninguém conseguia encontrar. Esse problema fez o jovem entrar em contato com a heroína que, segundo ele, era a única coisa que aliviava a sua dor. Em uma entrevista para a MTV, ele contou que chegava a gastar 100 dólares com heroína por dia. Veja o trecho da entrevista:

5 - Kurt Cobain contra a homofobia

Kurt Cobain chegou a dizer certa vez que não era gay, porém, gostaria de ser "simplesmente para irritar todos os homofóbicos". Ele tinha o costume de pegar tinta e spray e sair pela cidade pinchando muros e prédios com o escrito: "Deus é gay".

6 - Relação com a fama

Kurt Cobain era instável, e por isso, um cara imprevisível. Assim também era sua relação com a fama. Ele deixou claro, durante seu auge, sua aversão à fama e tudo o que ela poderia trazer. Mesmo assim, quando entregou seu primeiro single na rádio universitária local, fez questão de passar horas no carro esperando ela tocar. Quando percebeu que ninguém ia ligar, ele mesmo foi até um orelhão e fez questão de ligar e pedir a própria música, como se fosse um ouvinte.

Anos mais tarde, quase antes da própria morte, ele disse: "Eu fui forçado a me tornar um rock star recluso. Sem entrevistas, aparições na rádio, etc. devido à legião das autoproclamadas autoridades da música que nem mesmo eram músicos, que não contribuíram artisticamente em nada para o rock além de alguns livros de segunda mão e, além de tudo, são o grupo mais alto de misóginos que existe, de todas as maneiras".

7 - Courtney Love

A relação de Kurt Cobain e Courtney Love é considerada uma das mais tóxicas que já existiram no mundo da fama. Eles se conheceram em 1990, e se casaram em 1992. Pessoas próximas, como os amigos da banda e familiares, acreditavam que ela induzia o astro ao consumo de heroína.

Quando eles tiveram a pequena Frances, ela admitiu ter usado heroína durante a gravidez, época em que ele estava em uma clínica de reabilitação. O relacionamento terminou com a trágica morte de Kurt Cobain.

8 - Carta de suicídio

Kurt Cobain deixou uma carta de despedida antes de sua morte. Veja a tradução livre da carta:

"Falo como um simplório homem com experiência que obviamente preferia ser uma criança castrada e reclamona. Este bilhete deve ser bastante fácil de entender. Todas as advertências das aulas de Introdução ao Punk Rock ao longo dos anos, desde minha apresentação à, digamos, ética envolvida na independência e o acolhimento de sua comunidade, se provaram verdadeiras. Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, juntamente com a leitura e a escrita, faz muitos anos. Eu me sinto culpado por essas coisas além do que posso expressar em palavras

Por exemplo, quando estamos atrás do palco e as luzes se apagam, e o ruído ensandecido da multidão começa, isso não me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que parecia amar, se deliciar com o amor e adoração da multidão, que é algo que eu admiro e invejo totalmente. A verdade é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo nem com vocês nem comigo. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo como se eu estivesse me divertindo 100%. Às vezes eu sinto como se eu tivesse que bater o cartão de ponto antes de subir ao palco. Eu tentei tudo ao meu alcance para gostar disso (e eu tento, por Deus, acreditem em mim, eu tento, mas não é o suficiente). Eu gosto do fato que eu e nós atingimos e divertimos um monte de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor as coisas quando elas se vão. Sou muito sensível. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança.

Nas nossas últimas três turnês, eu tive um apreço muito maior por todas as pessoas que conheci pessoalmente e pelos fãs de nossa música, mas eu ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que eu tenho por todos. Existem coisas boas dentro de todos nós. Eu acho que simplesmente amo demais as pessoas e isso me deixa muito triste. O pequeno, sensível, insatisfeito, pisciano, Jesus triste. "E por que você simplesmente não aproveita?" Eu não sei.

Eu tenho uma deusa como esposa que transpira ambição e empatia e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando cada pessoas que ela encontra porque todos são bons e ninguém a fará mal nenhum. E isso me apavora ao ponto de eu mal conseguir funcionar. Eu não posso suportar a idéia de Frances se tornar um triste, autodestrutivo, e mortal roqueiro, como eu virei.

Eu tive muito, muito mesmo, e eu sou grato por isso, mas desde os sete anos, passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece tão fácil para as pessoas que tem empatia se darem bem. Apenas porque eu amo e lamento demais pelas pessoas, eu acho.

Obrigado do fundo do meu ardente e nauseado estômago por suas cartas e preocupação nestes últimos anos. Eu sou um bebê errático e triste! Eu não tenho mais a paixão, e por isso lembre-se, é melhor queimar de vez do que se apagar aos poucos.

Paz, amor, empatia.

Kurt Cobain".

Bônus

Tudo bem, que tal terminamos diferente dessa vez? Em primeiro lugar, comente aqui com a gente a sua relação com o Nirvana e com a história de Kurt Cobain. Em segundo, compartilhe essas curiosidades nas suas redes sociais. Em terceiro e último lugar, não precisa correr para a próxima matéria, simplesmente relaxe e escute esse som. Aquele abraço.

Próxima Matéria
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+