Ciência e TecnologiaHistória

A engenhosidade dos soviéticos durante a corrida espacial

0

A corrida espacial foi um dos capítulos mais importantes e conhecidos da Guerra Fria. Esse período histórico aconteceu entre 1957 e 1975 e foi travado entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética. O objetivo da corrida, obviamente, era ver quem chegaria primeiro ao espaço. Dessa forma, foram mobilizadas altas quantias de dinheiro com a intenção de promover a exploração do espaço.

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos saíram como a potência máxima em todo o planeta. Contudo, a União Soviética também sofreu uma ascensão no pós-guerra. Isso acabou intimidando o governo estadunidense e transformou as duas grandes nações em inimigas declaradas. Um dos pontos de conflito eram os avanços tecnológicos, que na época foram traduzidos na corrida espacial.

A “conquista” do espaço era algo fundamental dentro do conflito ideológico travado por estadunidenses e soviéticos. Isso porque o domínio dessa nova fronteira deixaria bem claro o papel de potência mundial de quem vencesse. Os Estados Unidos sentiram o baque quando os soviéticos deram o primeiro passo na corrida. Isso aconteceu em 4 de outubro de 1957, ao lançarem o primeiro satélite em órbita, o Sputnik 1. O satélite funcionou na órbita da Terra durante 22 dias. Nesse período, enviou sinais de rádio que foram fundamentais para o estudo do planeta.

Pouco tempo depois do lançamento do satélite, a imprensa soviética celebrou o acontecimento como um grande marco da ciência soviética. Obviamente, o lançamento do Sputnik 1 repercutiu no mundo todo. O satélite soviético era uma esfera feita de alumínio com 58 centímetros de diâmetro e que pesava cerca de 83 quilos.

Avanços

Os soviéticos continuaram inovando e foram os responsáveis por levar o primeiro ser vivo ao espaço. Nessa ocasião, os soviéticos colocaram a cachorrinha Laika em órbita, que morreu 10 dias depois do lançamento por conta do superaquecimento da estrutura. O Sputnik 2 desintegrou-se ao entrar na atmosfera, no dia 14 de abril de 1958.

Em resposta ao lançamento dos Sputnik 1 e 2 realizado pelos soviéticos, os Estados Unidos anunciaram o lançamento de seu próprio satélite artificial. Assim, os estadunidenses lançaram o Explorer 1, no dia 31 de janeiro de 1958. Esse satélite foi responsável por descobrir uma região radioativa ao redor da Terra. Essa região ficou conhecida como Cinturão de Van Allen.

Em seguida, ainda como parte da reação do país aos lançamentos soviéticos, foi criada a National Aeronautics Space Administration, mais conhecida como NASA. Sua criação aconteceu no dia 29 de julho de 1958, durante o governo de Dwight Eisenhower.

Outro acontecimento importante da corrida espacial deu-se com o lançamento de Lunik 1, uma sonda que foi lançada em 2 de janeiro de 1959. A sonda passou pela Lua e, depois disso, entrou na órbita do Sol, sendo assim a primeira sonda a orbitar uma estrela.

O fim da corrida espacial

corrida espacial

Reprpdução/Estudo Prático

Depois de ter superado todos os marcos, a União Soviética também foi a primeira nação a enviar um ser humano para o espaço. O escolhido foi Yuri Gagarin, que tinha um biotipo adequado para a expedição e era um homem de origem humilde. Sua escolha, além de tudo, aconteceu como forma de propaganda, pois ele era o ideal de homem soviético.

Gagarin foi enviado para o espaço na Vostok 1, e o lançamento aconteceu no dia 12 de abril de 1961. A nave em que Gagarin estava ficou na órbita da Terra durante 108 minutos e, nessa ocasião, Gagarin proferiu a famosa frase “a Terra é azul”.

O projeto estadunidense de enviar o homem para a Lua iniciou-se em 1961, por meio de um discurso do então presidente John F. Kennedy. Nesse momento da corrida espacial, os soviéticos haviam realizado todas as grandes inovações. Assim, o envio do homem para a Lua era uma obsessão para o governo, que não poupou esforços nem dinheiro para viabilizar esse projeto. Para que isso fosse possível, a NASA criou o Programa Apollo.

O programa selecionou Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins como os astronautas que iriam pisar na lua. Os três foram enviados para a Lua no dia 16 de julho de 1969, como tripulantes da Apollo 11. A espaçonave aterrissou em solo lunar no dia 20 de julho de 1969, e, algumas horas depois, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na lua. Na ocasião, o astronauta pronunciou a famosa frase: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um gigante salto para a humanidade.”

Quem realmente venceu a corrida espacial?

A União Soviética foi a primeira nação a enviar um satélite artificial, a enviar um ser vivo para o espaço e a enviar uma sonda que orbitou o Sol. Além disso, também foi a primeira a enviar um homem para o espaço. Contudo, a ida do homem à Lua foi um projeto audacioso, que foi concluído pelos estadunidenses que, sem dúvidas, cantam vitória até os dias atuais. Porém, como vimos, um empate seria o mais justo, não é mesmo?

O fim da corrida espacial aconteceu após uma missão conjunta realizada por estadunidenses e soviéticos, no dia 17 de julho de 1975. Na ocasião, uma nave de cada uma das nações se acoplou na órbita terrestre, marcando o fim da disputa espacial e dando início a um processo de reaproximação e cooperação científica entre as nações no que se diz respeito ao espaço.

Fonte: BBC

Mulher encontra espécie misteriosa em cama de cachorro na Austrália

Artigo anterior

Imagem de Nossa Senhora Aparecida e terço ficam intactos após casa pegar fogo no Paraná

Próximo artigo