Curiosidades

A maior parte dos suplementos alimentares é dinheiro jogado fora. Entenda

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. No entanto, várias pessoas tomam suplementos alimentares para ter os benefícios que eles prometem. Como por exemplo, melhorar a pele e o cabelo, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o desempenho, entre vários outros.

Dentre as substâncias que fazem parte desse mercado bilionário estão magnésio, ferro, vitamina D, colágeno e muitas outras. Esse é um tema estudado por Angela Clausen, especialista em nutrição do centro de aconselhamento ao consumidor do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, há anos.

“O problema é que muitas pessoas veem os suplementos alimentares como uma espécie de medicamento natural e os usam de acordo com essa visão: para tratar ou mesmo curar doenças. Porém, suplementos alimentares apenas fornecem componentes essenciais que não estão em quantidade suficiente na dieta das pessoas”, disse ela.

Além disso, vários suplementos alimentares são somente dinheiro jogado fora. E determinadas substâncias, como vitamina D, iodo ou selênio podem até ser prejudicais à saúde se forem ingeridas em excesso.

Como os suplementos não são remédios, eles têm um controle bem menor das autoridades de saúde. Tanto que, normalmente, eles podem ser comercializados sem que nenhum teste de segurança, qualidade ou eficiência tenha sido feito.

Outro ponto é que por eles serem menos controlados, os suplementos alimentares nem sempre têm os ingredientes que estão indicados na embalagem, ou podem não ter as quantidades indicadas. Em determinados casos, eles podem até ter substâncias proibidas ou perigosas.

Um local com menos controle ainda são as redes sociais. Tanto é que não é difícil encontrar falsas promessas a respeito de propriedades saudáveis dos suplementos alimentares. De todos eles, três tiveram suas promessas avaliadas pela DW. Veja o que foi encontrado.

Suplementos alimentares

Ficar mais inteligente

@thewellnesspharm

The best supplements to help with focus, concentration, and studying! Supplements for focus. Supplements to help with focus. Focus supplements. #supplementsforfocus #studyhacks #wellnesstok #magnesiumlthreonate

♬ original sound – thewellnesspharm

Em um vídeo do TikTok visto aproximadamente 1,7 milhão de vezes, a pessoa afirma: “Você não é burro, apenas não tem circulação suficiente no cérebro, o que o impede de se focar, de se concentrar, e o resultado é uma memória muito fraca”.

Depois disso, a pessoa recomenda quatro suplementos para lidar com o “problema”. São eles: ginkgo biloba, bacopa monnieri, L-teanina e L-treonato de magnésio.

Verificação: falso

“A tiktoker fala sobre mecanismos metabólicos muito específicos, e ela passa mesmo a impressão inicial de ser muito competente”, disse a nutricionista Friederike Schmidt, da Universidade de Lübeck.

Contudo, de acordo com a profissional, com relação a vários aspectos das substâncias que são ditas, “na verdade não se tem ideia do que elas fazem e se de fato ajudam”.

Um exemplo disso é com relação ao que é dito sobre bacopa monnieri, que ela aumenta o nível do neurotransmissor acetilcolina no cérebro, consequentemente melhorando a memória.

“Isso é muito além. Até hoje não houve nenhum estudo metodologicamente sólido, muito menos vários estudos, em que as pessoas receberam esse extrato de planta, tiveram mais acetilcolina em seus cérebros e, então, conseguiram se lembrar melhor das coisas”, disse Schmidt.

As coisas ditas por essa tiktoker não têm embasamento científico sólido. E não existem provas de que suas “quatro principais recomendações de suplementos” melhorem o desempenho cognitivo como ela diz.

Cura milagrosa com cúrcuma

@moregpopoca

#curcuma #diabetes #remediocasero

♬ sonido original – REMEDIOS HERBALES

O vídeo com mais de 1,5 milhão de visualizações diz que a cúrcuma em pó misturada na água pode ajudar no combate ao eczema. Além disso, também é dito que ela desintoxica o corpo, previne artrite e diminui o risco de câncer.

Verificação: falso

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é usada há muito tempo como tempero e tida como sendo boa para digestão. No entanto, segundo Clausen, as alegações feitas no vídeo não se sustentam “Não há estudos que as sustentem”, disse.

Por mais que estudos sobre o ingrediente ativo da cúrcuma, a curcumina, tenham sido feitos, não existem estudos “padrão ouro”, que são os feitos em humanos. Também não existe nenhum outro estudo feito por outros pesquisadores.

Foi visto em alguns estudos, feitos em testes de laboratório em tubos de ensaio, que um extrato específico de cúrcuma, numa dosagem específica, tem um efeito anti-inflamatório. E os efeitos só podem ser atribuídos a esse extrato, nessa dosagem, e não à cúrcuma.

“Estamos muito longe de poder dizer que a cúrcuma definitivamente ajuda”, disse Schmidt.

Colágeno para melhorar a pele, cabelo, unhas e articulações

@thehealthyyspot

The truth about #collagen supplements! #skincare #collagenpeptides #healthtok #supplements

♬ Blade Runner 2049 – Synthwave Goose

Vários vídeos falam sobre efeitos positivos do colágeno. Um viral em específico diz que ele dá uma pele mais firme, unhas mais fortes e cabelos mais brilhantes e fortes. Já outro diz que ele ajuda nas articulações.

Verificação: falso

O corpo produz colágeno naturalmente, e ele é uma proteína importante para os ossos, articulações, músculos e tendões. Já os suplementos alimentares que têm colágeno são de origem animal, normalmente feitos de resíduos de matadouros.

E não se sabe se o corpo consegue processar o colágeno vindo de fontes externas. Nem mesmo o suposto efeito mais conhecido do colágeno, que é rejuvenescer a pele, ainda precisa de mais pesquisas, conforme pontuou um metaestudo de 2023.

“Nenhuma dessas promessas publicitárias foi aprovada para uso na UE, certamente não a que se refere à saúde das articulações. Não há nenhuma evidência conclusiva de que o colágeno tenha esse efeito”, disse Clausen.

Fonte: VivaBem

Imagens: TikTok

OpenAI: Elon Musk tentou assumir o controle

Artigo anterior

Escutando o corpo: sinais de que pode existir algo errado com sua saúde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido