Ciência e Tecnologia

A mente humana não deve estar acordada depois da meia-noite, alertam cientistas

0

Se você está acordado à meia noite lendo isso, saiba que os cientistas desaprovam o seu hábito. Por que? Bom, a mente humana não deveria estar funcionando depois desse horário.

O cérebro é um verdadeiro mistério, e pouco se sabe sobre como ele funciona. No entanto, pesquisas estão chegando para mostrar algumas maneiras de lidar com ele da melhor forma possível.

E, agora, evidências comprovam que a mente humana funciona de maneira diferente se acordada por muito tempo após a madrugada. Depois da meia noite, as emoções negativas tendem a atrair mais a nossa atenção do que as positivas.

Como consequência, aumentam as chances de tomar decisões perigosas, atender a ideias impulsivas e lidar com menos inibições. Muitos pesquisadores acreditam que isso está envolvido com nosso ritmo circadiano.

A nova hipótese que conquistou a atenção do público se chama ‘Mente depois da meia noite’, e sugere que a mente e o corpo humano seguem um ciclo natural de 24 horas, e isso influencia em nossas atividades e comportamentos, assim como acontecia no passado.

Em cada momento do dia, nossa espécie reage de tal forma. Não à toa, somos estimulados quimicamente pela luz, liberando hormônios cerebrais que nos mantêm alerta, pois o dia indica “ser produtivo e disposto”.

Por outro lado, o período da noite é feito para dormir, mas, se não estamos descansando, nosso cérebro assume outra posição.

Agradeça aos antepassados

O comportamento de quando você está acordado à meia noite vem dos antepassados durante o processo evolutivo.

Os primeiros humanos eram mais eficazes na caça com a luz do dia, pois conseguiam ver. Assim, nosso cérebro evoluiu para manter esse padrão nos dias de hoje.

Enquanto isso, à noite, sem luz e estímulos, conseguíamos descansar. No entanto, as pessoas que ficavam despertas para realizar a guarda tinham tendência maior a se tornar alertas. Afinal, os humanos poderiam ser caçados.

Foi essa impressão que perdurou por milhares de anos, e, agora, informa nosso cérebro acordado à meia noite que precisamos ficar alerta para perigos que não existem.

Com isso, estímulos negativos se tornam mais perceptíveis, chamam a nossa atenção e reforçam comportamentos nocivos, pois precisamos de coragem para enfrentar os caçadores.

Além disso, o hiperfoco negativo pode estimular ideias de risco e sintomas de paranoia. Por esse motivo, muitas pessoas tendem a se sentirem piores durante a madrugada, se, por algum motivo, ficam acordadas mais tempo.

E, claro, adicione isso à perda do sono e à impossibilidade de descansar das atividades diárias. O cansaço estimula ainda mais esse comportamento nocivo, e o cérebro para de funcionar tão bem quanto deveria.

Pesquisa mostra por que não ficar acordado à meia noite

Via Pexels

Os estudos que comprovam os malefícios de ficar acordado à meia noite utilizaram algoritmos de análise e ressonância magnética para comprovar o seu ponto.

A área de pesquisa ainda é recente, mas vários grupos incentivam avaliações mais detalhadas, pois se trata da segurança e saúde das pessoas.

Avaliando alguns históricos e acontecimentos de outros institutos, foi possível perceber um aumento no risco de suicídio entre meia-noite e 6h da manhã. O número é três vezes maior do que qualquer outra hora do dia.

Enquanto isso, mais pessoas sucumbem ao uso de drogas nesse período, e os efeitos podem ser mais negativos do que positivos na maioria dos casos. Uma pesquisa controlada indicou que, no Brasil, o risco de overdose é 4,7 vezes à noite.

Seja pelo sono ou pelo ambiente, com pouca luz e estímulos naturais, o comportamento do cérebro se mostra inusitado, e precisa ser estudado com mais profundidade para descobrir todas as mudanças neurológicas que ocorrem.

Pesquisadores alertam para profissões de risco

Após os primeiros resultados, os pesquisadores que divulgaram a hipótese alertam para profissionais que precisam ficar acordados à meia noite ou mais, como vigias, médicos e pilotos.

Como os resultados reforçam uma mudança cerebral, é fundamental realizar exames para entender como o ciclo circadiano dessas pessoas se modifica para combinar com a sua rotina.

Ainda não existem indicações reais sobre o impacto no dia a dia desses trabalhadores, mas é importante acompanhar o comportamento do cérebro, apenas por garantia.

E se estiver acordado à meia noite lendo isto, lembre-se de dormir bem e não dar atenção para pensamentos negativos!

 

Fonte: TecnoInsider, Frontiers

Imagens: Pexels

MC Bin Laden processa criadora do game ‘Fifa’ por usar dança de ‘Tá tranquilo, tá favorável’ sem pagar

Artigo anterior

Por que a violência contra a mulher aumenta em dia de jogo de futebol

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido