Curiosidades

A profecia de Isaac Newton diz que o mundo acabará ainda nesse século

0

Você provavelmente já ouviu falar de Isaac Newton, é claro. Isso porque ele foi um dos responsáveis por ajudar a moldar o mundo como é hoje. Astrônomo, físico e matemático, Newton nasceu no ano de 1643 e viveu até 1727. Ganhou destaque e até hoje é lembrado principalmente pelas leis do movimento, que levou à lei da gravitação universal. Isaac Newton lançou, na matemática, os fundamentos do cálculo infinitesimal.

Isaac Newton nasceu no dia 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe, uma pequena aldeia situada na Inglaterra. Infelizmente o cientista perdeu o pai ainda novo e quando completou 2 anos foi morar com a avó, visto que sua mãe se casaria novamente. Newton começou a mostrar muito cedo que se interessava pela área que seguira. Quando criança fez seu próprio moinho de vento que funcionava, além de um quadrante solar de pedra, que até hoje é possível encontrar na Sociedade Real de Londres.

Aos 14 anos voltou a morar com a mãe que havia acabado de perder o marido. Newton tinha uma missão: ajudar no trabalho da lavoura. Em vez de focar no que deveria ser feito, passava a maior parte do tempo lendo. Isso lhe rendeu a aceitação no Trinity College, da Universidade de Cambridge aos 18 anos. Passou então os próximos quatro anos estudando até receber seu grau de Bacharel em Artes, em 1665.

Hoje, além das três leis de Newton que começamos a estudar bem cedo na escola, lembramos do físico por causa de uma teoria. Segundo ele, o mundo vai acabar ainda nesse século, mais precisamente no ano de 2060.

A profecia de Isaac Newton

O grande físico Isaac Newton previu que o mundo acabaria no atual século em que vivemos. De acordo com uma exposição inaugurada na Universidade Hebraica de Jerusalém, o fim chegará no ano de 2060. Mas quais são as evidências sobre isso?

A exposição conta com alguns documentos sobre o trabalho e as investigações de Newton. O matemático estudou em seu tempo física e alquimia. No entanto, uma coisa que poucos sabem é que ele também se dedicou às profecias apocalípticas escritas na Antiguidade.

“Newton se esforçou para decifrar o que ele considerava conhecimentos secretos. Também conhecimentos codificados nas escrituras sagradas de culturas antigas e de outros arquivos históricos”. Essa foi a declaração dada por Yamima Bem Menahem, curadora da exposição.

Os manuscritos do cientista trazem alguns cálculos que tentam prever o fim do mundo segundo o livro de Daniel, no Antigo Testamento. O resultado dos cálculos aponta o ano de 2060. No entanto, Isaac Newton deixou claro que não tem 100% de certeza sobre isso. “Pode acontecer mais tarde, mas não vejo motivo para que aconteça mais cedo”, disse.

Os documentos da exposição pertencem à Biblioteca Nacional de Israel, que fica na Universidade Hebraica. Após a revelação desses estudos, cientistas do mundo inteiro começaram a criar suas teorias com base no que fora exposto.

As três leis de Isaac Newton

É difícil falar de Newton sem citar seus principais feitos para o campo da ciência. O cientista estabeleceu as “três leis do movimento” ou, como conhecemos ainda crianças “Leis de Newton”. São elas:

– Primeira Lei de Newton: essa diz que “um corpo em repouso permanece em repouso se não é forçado a mudar. Um corpo que se move continuará a mover-se com a mesma velocidade e no mesmo sentido, se não for forçado a mudar”.

– Segunda Lei de Newton: a segunda lei “mostra que a quantidade de força pode ser medida por uma proporção de mudança observada no movimento”. Chamamos então essa proporção de aceleração. Refere-se ainda à rapidez do aumento ou da diminuição da velocidade.

– Terceira Lei de Newton: a terceira Lei de Newton diz que “toda ação causa uma reação. A ação e a reação são iguais e opostas”.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Fontes: G1; Público; eBiografia.

Imagens: Block Trends; Trabalhos Escolares.

Sopa de barbatanas de tubarão é uma iguaria perigosa

Artigo anterior

Lua pode ter moradores astronautas até 2030

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido