Curiosidades

Lua pode ter moradores astronautas até 2030

0

Embora cientistas já tenham pisado na Lua, muitos segredos ainda cercam o maior satélite natural do nosso planeta. Realizada pela NASA em julho de 1969, a missão Apollo 11 marcou a história para sempre. O objetivo era levar um homem até a Lua. O objetivo era simples: concluir a missão com êxito, levando-o e trazendo-o em segurança. Felizmente, após 8 dias do início a missão foi concluída e bem sucedida.

Três astronautas estavam a bordo da espaçonave. Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong entraram para a história. Foram os primeiros a pisar na Lua, com destaque a Neil, literalmente o primeiro. Em seguida, Buzz Aldrin. A estadia dos astronautas na Lua durou 21 horas e meia. Encantados com tudo o que viam e sentiam, eles aproveitaram para coletar materiais da superfície para estudos na Terra.

 

Essa competição tecnológica marcou uma batalha travada entre os Estados Unidos e a União Soviética. Eles disputavam para ver quem realizaria o próximo grande feito espacial enquanto acontecia a Guerra Fria. Como sabemos, os Estados Unidos acabou vencendo com a Missão Apollo 11.

Agora, anos depois da primeira missão e após vários outros estudos realizados, astronautas estão a caminho da Lua para viverem por lá. Além disso, estima-se que possam trabalhar no satélite natural e tudo isso antes do fim do atual século.

Astronautas viverão na Lua ate 2030 de acordo com a NASA

De acordo com a NASA, astronautas poderão viver e trabalhar na Lua antes do ano 2030. Segundo eles, os seres humanos poderão passar períodos de suas vidas por lá. Quem afirmou isso foi Howard Hu, chefe do programa Rover Lunar da Agência americana.

“Certamente, nesta década, teremos pessoas vivendo por períodos, dependendo de quanto tempo ficaremos na superfície. Eles terão habitats, terão rovers na Terra”, disse Laura Kuenberg em seu programa da BBC. “Vamos enviar pessoas a superfície, e elas viverão nessa superfície e farão ciência”, completou.

Hu se destaca como encarregado da espaçonave Deep Space Exploration da NASA em fevereiro desde ano (2022). Suas revelações foram feitas quando o foguete Artemos de 98 metros avançava em direção à Lua. Essa ainda marca a primeira missão não tripulada.

“É o primeiro passo que estamos dando para a exploração do espalho profundo a longo prazo, não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo. Acho que este é um dia histórico para a NASA, mas também é um dia histórico para todas as pessoas que amam voo espacial humano e exploração do espaço profundo”, comentou Hu.

Próximos passos

O programa Artemis, uma homenagem à irmã gêmea de Apolo, também tem como objetivo planejar a construção do Portal Lunar. Essa seria uma estação espacial que servirá de abrigo para os astronautas que viverão no astro.

Embora a missão Artemis I não seja uma missão tripulada, a Orion foi projetada para levar astronautas a bordo. Ainda trata-se de um enorme salto tecnológico para a humanidade. No entanto, no período inicial, que é agora, ela carrega apenas três manequins.

Esses ajudarão a medir alguns fatores importantes, como a aceleração e a radiação dentro da cápsula, além da vibração, claro. Se tudo ocorrer tão bem quanto a NASA espera, a organização já tem planos de enviar tripulantes na missão Artemis II ao redor da Lua em 2024. Posteriormente, a missão de pouso Artemis III acontecerá em meados de 2025.

Conforme alertado por eles, a intenção é fazer com que as pessoas possam viver na Lua por algum tempo. Assim, enquanto estiverem por lá, poderão trabalhar, contribuindo assim para os estudos de alguma forma.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Fontes: The Guardian; History; Minuto a mais.

Imagens: Instituto Claro

A profecia de Isaac Newton diz que o mundo acabará ainda nesse século

Artigo anterior

Por que às vezes o chocolate fica branco?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido